31 março 2008

CARLOS DANTAS: “FATALMENTE VAMOS DELIBERAR PELA ANULAÇÃO DAS PROVAS”

O presidente da comissão do concurso para a Saúde confirma para amanhã (1) a reunião que apurará irregularidades na realização das provas em quatro vagas.

O concurso para preenchimento imediato de 1.010 vagas da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) deverá ser anulado em pelo menos quatro cargos: técnico em enfermagem, fisioterapeuta, economista e estatística. A informação foi dada pelo presidente da Comissão do Concurso, Carlos Dantas, que concedeu entrevista ao Jornal 96, da rádio 96 FM, nesta segunda-feira (31), por volta das 7h30. Mais de nove mil candidatos, dos mais de 55 mil inscritos, foram prejudicados porque as informações a respeito das salas para realização das provas estavam confusas. Segundo Carlos Dantas, essa informação constava no site do concurso, mas, em duas unidades onde foram realizadas as provas em Natal – no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) e na escola estadual José Fernandes Machado, em Ponta Negra – os números das salas não coincidiam com os números nas listas afixadas. A reportagem do Nominuto esteve nos locais ontem pela manhã e pôde constatar que na escola João Machado essas listas nem estavam afixadas e às 8 horas, horário que deveriam começar as provas, os candidatos de ambas as escolas não haviam nem entrado nas salas. O problema causou tumulto nas escolas e muitos candidatos se recusaram a realizar as provas em outro horário, principalmente porque a maioria deles, que veio de outras cidades e estados, já estava com passagem de volta marcada. Além disso da questão da localização das salas de provas, alguns candidatos também denunciaram que haviam provas e gabaritos violados. "Fatalmente vamos deliberar pela anulação das provas. Mas tudo ainda precisa ser apurado. será realizada uma reunião com todos os membros da comissão para decidir tudo direito", disse. A reunião para apuração dos fatos e denúncias será realizada na próxima terça-feira (1) às oito horas.

MAIS UMA SEMANA CHUVOSA PARA O RN

A previsão da Emparn é que o tempo permaneça chuvoso no estado até a sexta-feira (4).

O intenso volume de chuvas que cai desde o final de semana já causou uma série de estragos na capital e no interior. E de acordo com a previsão da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), esta será mais uma semana de muita água para todo o estado. Segundo o meteorologista Gilmar Bistrot, a expectativa é de que não haja mudança no tempo pelo menos até a próxima sexta-feira (4). "A previsão é de chuva basicamente todos os dias até a sexta-feira, com chuvas mais intensas no interior", disse. Em Natal, os estragos são visíveis: há a abertura de buracos nas pistas, alagamento de ruas, lentidão do trânsito e vários outros transtornos. No interior, são vários os municípios sem estrutura que chegaram, inclusive, a ficar ilhados por alguns dias. O site da Emparn mostra que no litoral, o tempo estará nublado com pancadas de chuva intensas nesta segunda-feira (31); a previsão se repete para a região Agreste. Para o Seridó e a região do Vale do Assu, céu nublado com chuvas. No Alto Oeste e na região de Mossoró, chuvas e raios durante todo o dia.

WILMA COLOCA GOVERNO EM ESTADO DE ALERTA POR CAUSA DAS CHUVAS

A governadora Wilma de Faria determinou a implantação de dois números de telefone – 3232-1187 e 3232-1197 – para atendimento, em caráter de plantão, à população durante todo este final de semana em caso de danos provocados pelas chuvas. O plantão é em virtude de um alerta feito pela Coordenadoria de Defesa Civil, vinculada à Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, para a ocorrência de temporais no Estado neste fim de semana. Neste sábado (29), às 11h45, a governadora fará um pronunciamento em cadeia de rádio para todo o Rio Grande do Norte prestando conta das ações e providências que o governo já vem adotando e colocando toda a estrutura do Estado à disposição da população residente em áreas afetadas.Ao longo desta semana Wilma de Faria já havia determinado ao vice-governador Iberê Ferreira de Souza que tomasse providências emergenciais nas regiões atingidas pelas chuvas. O Governo do Estado disponibilizou o helicóptero para o transporte rápido de medicamentos e alimentos às vítimas e está recuperando acessos danificados pela forças das águas. Barcos do Corpo de Bombeiro também estão sendo utilizados para travessia de moradores que ficaram ilhados. "Não temos como impedir a ocorrência das chuvas, mas toda a estrutura do governo está em alerta e à disposição da população", disse Wilma de Faria. O Governo do Estado está, também, agilizando os processos de decretação de situações de emergência em alguns municípios em razão das ultimas chuvas. São eles: São Bento do Trairi, cujo Decreto Estadual de Situação de Emergência já foi publicado no Diário Oficial do Estado do último dia 25; Severiano Melo, Japi, São José de Campestre, Jaçanã e São Tomé (estes, os processos estão em tramitação).
Fonte: Assecom/RN

30 março 2008

MINISTRA MARINA SILVA DO MEIO AMBIENTE, O QUE ELA REPRESENTA? COM A PALAVRA, VOCÊ.

Leiam comigo senhores! Imaginem o que significa o desmatamento de área equivalente a quatro mil campos de futebol por dia. O governo e a grande imprensa comemoraram isso entre 2004 e 2006, como avanço na questão do desmatamento.
Para os senhores terem uma idéia, dos mais de 20 mil Km2 dizimados por ano entre 2003 e 2004, chegaram a destruir mais de 11 mil Km2 entre 2006 e 2007. A Ministra Marina Silva vinha divulgando pelo mundo, aproveitando-se de sua imagem de representante dos povos da floresta, que de representante ela não tem nada, ela dizia que a queda era resultado da ação enérgica do governo e da fiscalização mais eficaz.
Eu digo sempre, que felizes são os que lêem e se aprofundam como eu na busca pela informação, principalmente em fontes verdadeiras. Descobri pois, que essa redução do desmatamento não é resultado nenhum da ação do governo, mas a queda nos preços de alguns produtos do agro negócio naquele período, o que reduziu o incentivo a novos desmatamentos. Ora amigos, quer dizer no meu dialeto e no meu entendimento de matuto do seridó, que tendo comércio, tendo dinheiro, continua o desmatamento, pois fica claro que o governo verdadeiramente não está nem aí com o efeito estufa muito menos que nós sobreviventes do oxigênio expelido pelas nossas plantas tão perseguidas, acabe e que todos nós num futuro próximo morramos, inclusive os que permitem tal atrocidade a fauna e a flora.
Para provar o que estamos falando, dados do INPE apontam um aumento expressivo nos desmatamentos, justamente quando o agro negócio vive um momento de recuperação. É exatamente por isso que há quinze dias atrás, houve confusões, corre-corre no governo, enxurrada de debates recheados de bobagens no Congresso, inclusive declarações infelizes. Coisas da fantasia política no Brasil.
O certo amigos, é que o governo não quer e não usa a força política que o povo brasileiro o fez de metalúrgico a Presidente, para dar um basta na destruição do pulmão do Brasil e do Mundo. Mais certo ainda, é que teremos de estar imaginando a quantidade de árvores gigantescas destruídas a cada dia, árvores centenárias, com mais de 50 metros de altura, alem dessas, árvores menores tipo arbustos, bromélias, orquídeas, temos que imaginar também, quantas espécies de animais morrem todos os dias pelas queimadas, quantos ninhos que gerariam vidas animais são destruídos etc.
Somem-se a esse velho seridoense defensor dos humildes e da vida, mandem para todos os Deputados, para todos os Senadores, pedidos em defesa da nossa vida, faça isso toda semana, pois assim entenderão da nossa preocupação com o Meio Ambiente e com a vida. Minha opinião de Seridoense.

29 março 2008

CHOVE NESSE FIM DE SEMANA NO LITORAL E NO INTERIOR DO ESTADO, PODENDO ALAGAR ÁREAS DE RISCO DA REGIÃO CENTRO-OESTE .

O boletim meteorológico da Emparn, aponta para pancadas de chuvas intensas na região centro-oeste. Uma equipe de meteorologistas ficará hoje e nesse domingo (30), em escala de plantão, para monitorar as chuvas. O meteorologista Gilmar Bristrot chama atenção para alagamentos iminentes no vale do Assu-Piranhas e vale de Mossoró.
O trabalho de plantão segundo Bristot, visa coletar dados a fim de alertar , caso se confirme as previsões, o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil para possíveis ações emergenciais. O meteorologista diz que a maior parte das barragens do Alto Oeste, do Seridó, como: Itans, em Caicó, Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu, Dourados, em Currais Novos, vertem água.

PREFEITO DE CAICÓ BIBI COSTA CONVIDA AUTORIDADES E SOCIEDADE ORGANIZADA PARA REUNIÃO SEGUNDA ( 31 ) COM OBIJETIVO DE DISCUTIR DENGUE EM CAICÓ.

Após receber informações do Coordenador do Zoonoses, Francisco Oliveira, sobre os índices divulgados, resultado do último Levantamento Rápido de Índice LIRAa, que apontam principalmente na zona oeste da cidade, índices que preocupam, o Prefeito Bibi Costa se mostrou muito preocupado com o aumento de infestação do Aedes Aegypti nesses bairros e convocou uma reunião com autoridades de Caicó, onde deverá pedir o apoio de todos para se somarem a Secretaria Municipal de Saúde, que já está com a orientação do Coordenador do Zoonoses e Setor de Educação dessa Secretaria, desenvolvendo ações educativas e mobilizações nos bairros mais infestados onde os riscos para se ter uma epidemia da doença é maior.
O Prefeito e autoridades convidadas, deverão assistir palestra do Coordenador e Secretário de Saúde onde será apresentado o plano de contingência elaborado para Caicó e que sem o apoio da sociedade, não terá como atingir suas metas que é até 2010 deixar os índices de Caicó em menos de 1%.
Francisco Oliveira assegura que a situação ainda está sobre controle em relação a transmissão da doença, porque sua equipe ao saber de um caso de transmissão em qualquer bairro, age imediatamente realizando bloqueios focais e com equipamento costal de fumacê, no sentido de ir eliminando os mosquitos infectados e evitando assim, a propagação da doença.
O Coordenador diz ainda que o estoque de óleo vegetal que SESAP disponibiliza para os municípios cortarem a transmissão da dengue, está praticamente zero, onde o mesmo vê com preocupação, que o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Estado, possam efetuar o mais rápido possível a aquisição do produto, evitando que o Estado fique despreparado para agir em caso de epidemia. Lembra ainda, que carro fumaçê não resolve nunca o problema de dengue, que somente evitando o acúmulo de água nos imóveis, principalmente no período chuvoso, cada um dentro de sua residência observando seus depósitos e eliminando-os semanalmente, aí sim, poderemos acabar com a criação do vetor, Finalizou.

28 março 2008

CONTA DE LUZ FICA 9% MAIS BARATA A PARTIR DE ABRIL EM TODO O ESTADO

Uma boa notícia para a população do Rio Grande do Norte. A tarifa de energia elétrica vai baixar a partir de 22 de abril. A redução ficará em torno de 9,39%, podendo haver uma pequena variação percentual para mais ou menos. Os novos valores foram discutidos nesta quinta-feira (27), em Natal, durante audiência pública promovida entre a Agência Reguladora de Serviços Públicos do RN (Arsep) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A diminuição da conta de luz dos consumidores potiguares teve a intervenção da governadora Wilma de Faria junto à Aneel na execução da revisão tarifária no Estado. Aberta ao público, a audiência foi realizada no auditório da Emater-RN e durou cerca duas horas. Esta foi a última etapa do processo de revisão tarifária que, pelo contrato de concessão pública, deve ser feito a cada quatro ou cinco anos pela agência reguladora. A diretora da Aneel, Joísa Campanher Dutra, afirmou que pouco deve ser alterado no valor proposto de 9,39%.A redução da tarifa de energia havia sido anunciada pela diretoria do Grupo Neoenergia, responsável pela administração da Cosern, durante audiência com a governadora Wilma de Faria há cerca de 15 dias. Na reunião, diretores da empresa apresentaram os planos de crescimento para os próximos dois anos que inclui uma oferta de 100 megawatts. Isso representa um incremento de 20% no fornecimento de energia elétrica, o que faz com que o Estado disponha de condições estruturais para atrair grandes indústrias.

RN PODE SE TORNAR ÁREA LIVRE DA AFTOSA NOS PRÓXIMOS DIAS

O Rio Grande do Norte está cada vez mais perto de se tornar área livre da febre aftosa. A expectativa da secretária estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Larissa Rosado, que esteve reunida, em Brasília, com o secretário nacional de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura (Mapa), Inácio Kroetz, semana passada, é que de que a confirmação da reclassificação do Estado, atualmente considerado de risco desconhecido da doença, saia nos próximos dias. O Governo do Estado conseguiu negociar com o Mapa, que logo após a confirmação da data de outorgação da governadora Wilma de Faria para a contratação dos concursados, imediatamente o Ministério fará o anúncio da declaração do Estado em território livre de médio risco com controle vacinal, sem que haja nova auditoria.A secretária Larissa Rosado destaca que a reclassificação do Estado em território livre de médio risco da Aftosa vai permitir que a carne produzida no Rio Grande do Norte possa ser comercializada para outros estados do país. "A mudança de status representará um enorme impacto para nossa economia exportadora de frutas e pescados, além de premiar o esforço de nossos criadores, que há mais de oito anos estão com elevada genética de seus animais, mas que por causa do atual status ficam impedidos de participar do restante do mercado nacional de eventos e exposições agropecuárias", comenta a secretária.O Governo do Estado, ao lado dos produtores, está fazendo sua parte com sistemáticas campanhas de vacinação, duplicação de seis para 12 unidades de sanidade animal, treinamento de pessoal, informatização dos cadastros das propriedades e do sistema de retirada de Guia de Transporte Animal (GTA). Além disso foi criado o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn), que era uma das condições imprescindíveis exigida pelo Ministério da Agricultura para a reclassificação. Também foi feito concurso público para contratação de novos agrônomos, veterinários, zootecnistas, entre outros técnicos, que foi concluído em março. Para a secretária, o compromisso obtido pelo Ministério foi um avanço significativo, visto que se houvesse a exigência de nova auditoria, o Estado perderia possivelmente todo o primeiro semestre de espera pela conclusão de nova inspeção no Estado. "Como Kroetz assegurou que irá consolidar os avanços obtidos pela defesa do Estado e confirmados pela auditoria concluída em outubro do ano passado, temos a plena convicção que com a autorização de contratação do pessoal, finalmente poderemos comemorar muito em breve a tão sonhada reclassificação do Estado em território livre de médio risco", afirma Larissa.


Reportagem: Assecom/RN

DENGUE: RN RECEBE OITO NOVOS CARROS FUMACÊ

Os novos carros fumacê serão enviados pelo Ministério da SaúdeOs oito novos veículos fumacê para combate à dengue - prometidos pelo Ministério da Saúde - devem chegar ao Estado na próxima semana. Os carros haviam sido assegurados pelo ministro José Gomes Temporão durante audiência com a governadora Wilma de Faria há duas semanas em Brasília. Os equipamentos integram uma reserva técnica do Ministério que atende a situações emergenciais.A chegada dos veículos foi confirmada nesta quarta-feira (26) pelo Ministério ao secretário estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Norte, Adelmaro Cavalcanti, que participou de várias audiências em Brasília. Numa delas, Adelmaro reuniu-se com o secretário de Vigilância Sanitária (SVS), Jorge Pena, que virá ao Estado para acompanhar as ações desenvolvidas pelo Governo em parceria com o Ministério no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.Em Brasília, o secretário de Saúde discutiu ainda a informatização da rede pública do RN que contará com a ajuda do governo federal. Na primeira quinzena de abril, o Ministério vai enviar uma equipe ao Estado para avaliar e elaborar um plano de investimentos em equipamentos tecnológicos e a capacitação dos servidores para garantir uma maior eficácia nos serviços prestados à população.Adelmaro Cavalcanti também participou em Brasília da eleição da diretoria do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), na qual o secretário gaúcho, Osmar Terra, foi reeleito.

JARDIM DO SERIDÓ: DELEGADO É SUSPEITO DE LIBERAR ACUSADO DE ESTUPRO

Corregedoria instaurou sindicância contra o delegado Olavo Dantas de Medeiros Júnior. Justiça considera fato um "grave equívoco".
A Corregedoria Geral da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social instaurou um sindicância contra o delegado de Polícia Civil Olavo Dantas de Medeiros Júnior para apurar o porquê dele ter liberado, mediante o pagamento de fiança, um homem acusado de crime de estupro. O fato, considerado pela Justiça como um "grave equívoco", aconteceu no ano passado.De acordo com a portaria de número 017/2008, que determina a instauração da sindicância, publicada na edição de terça-feira (27) do Diário Oficial e assinada pelo corregedor João Eider Furtado de Medeiros, a liberação do preso, "em princípio, caracteriza transgressão disciplinar".Olavo Dantas, que é delegado regional de Caicó, liberou o acusado de estupro Disraeli Silva Pereira Satiro. O processo sobre o estupro, de número 117.07.000685-2, tramita na comarca de Jardim do Seridó.Segundo texto do processo, o delegado Olavo Dantas cometeu "grave equívoco ao libertar o autuado mediante fiança". O corregedor designou a 2ª Comissão Permanente de Disciplina para cumprir a sindicância.

RN APROVA APENAS 35,5% NO EXAME DA OAB

O Rio Grande do Norte aprovou 315 bacharéis dos 888 inscritos no Exame de Ordem. O prazo para recurso deve ser protocolado até dia 02 de abril na Seccional Potiguar ou nas Subseccionais de Mossoró ou Caicó.
A prova objetiva foi realizada em 20 de janeiro e com a anulação das questões 45, 62 e 82 da primeira fase do exame, o percentual de aprovação foi de 38,2%. Dos 345 aprovados para a prova subjetiva, realizada em 09 de março, apenas 30 candidatos foram reprovados. O próximo Exame de Ordem será realizado em 18 de maio.
O Exame de Ordem é regido pelo Provimento nº 109/2005 do Conselho Federal e executado com o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB) em conjunto com a OAB.
  • Lista dos aprovados de Caicó


Caicó
90028281 Aleson Amaral de Araujo Silva

90018332 Ariolan Fernandes dos Santos

90025905 Claudimir Jose Ferreira Velho

27 março 2008

COZINHEIRO MORRE EM ACIDENTE NA PONTE DE IGAPÓ

O cozinheiro Josimar Bezerra da Silva, de 28 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (27) após se envolver em um acidente com um ônibus da empresa Cidade das Dunas na ponte de Igapó. Ele pilotava uma moto de placas MYP-9467 e foi atingido pelo ônibus, que faz a linha Ceará-Mirim/Natal, ao tentar desviar de uma bicicleta.Segundo Josenildo Bezerra, irmão da vítima, ele estava indo trabalhar quando se envolveu no acidente. “Pelo o que soubemos, ele havia ultrapassado o ônibus e, logo em seguida, desviou de uma bicicleta. Quando fez essa manobra, acabou atingido pelo ônibus e, na queda, morreu”, contou. Na colisão, o capacete que Josimar Bezerra usava se partiu em vários pedaços.Com esse acidente, a ponte de Igapó ficou parcialmente interditada no sentido zona Norte/Centro por boa parte da manhã. O trânsito intenso acabou ocasionando outro acidente, desta vez envolvendo um carro e uma moto. O motoqueiro sofreu escoriações leves.O corpo de Josimar foi levado para o Itep, de onde deverá ser liberado para sepultamento após passar por exames. A Polícia Rodoviária Federal esteve no local para elaborar um laudo sobre o acidente.Esse documento deverá ser encaminhado à Delegacia Especializada de Acidentes de Veículos (Deav), que vai instaurar um inquérito policial para apurar as causas da colisão.

ACIDENTE COM MORTE INTERDITA PARTE DA PONTE DE IGAPÓ

Itep já se dirigiu ao local. Polícia tenta organizar trânsito e liberar o fluxo de veículos. Um acidente ocorrido por volta das 6h30 desta quinta-feira (27) interditou parte da ponta de Igapó, que liga a zona Norte ao restante de Natal. Ainda não se sabe quantos e quais veículos se envolveram na colisão, mas o Samu e a polícia já confirmaram que pelo menos uma pessoa morreu. A identidade dessa pessoa ainda não foi repassada.

REAJUSTE DO TRIGO AFETA PREÇO DE MASSAS, PÃES E BOLOS.

O consumidor que vai ao supermercado ou à padaria já percebeu: tem pão mais caro, macarrão mais caro e biscoito mais caro. Culpa do preço do trigo. Quem vive da farinha avisa: vem mais aumento por aí. “O macarrão de R$ 1,50 passou para R$ 1,85. O aumento foi muito grande. A macarronada fica difícil. O pessoal vai ter que fazer um regime”, comenta uma dona de casa.
O que desencadeou a alta foi o principal ingrediente de massas, pães, bolos. “É o trigo argentino”, aponta um comerciante. A Argentina restringiu a exportação para o Brasil. Para trazer o produto de outros países fora do Mercosul, é preciso pagar 10% a mais de imposto.
O Brasil produz por ano três milhões de toneladas de trigo e consome dez milhões de toneladas e meia. Por isso, depende tanto das importações. Qualquer oscilação no mercado externo atinge até o preço do pãozinho de todo dia. Em Belo Horizonte, o aumento chega a 14%.

26 março 2008

PLANTIO DE SEMENTES COMEÇA NO INTERIOR DO ESTADO

Ao todo, são mais de 180 toneladas de sementes que vem abastecendo os 441 bancos de todo o Estado. As regiões do Alto Oeste em Pau dos Ferros, Umarizal, Mossoró e Assu já estão recebendo as sementes. Em Caicó e Currais Novos os bancos já foram reabastecidos.
Até a próxima sexta-feira (28), a Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) pretende encerrar as demais regiões: São Paulo do Potengi, João Câmara, Santa Cruz e São José de Mipibu. A recomendação do Programa do Banco de Sementes é que o agricultor plante e faça a colheita devolvendo o dobro de sementes que ‘pegaram emprestado’ para fazer estoque. A pretensão é que no ano seguinte, com o estoque do banco, ele possa ou aumentar o plantio, ou convidar novos agricultores familiares para participar do programa. O monitoramento dos bancos é realizado pela Sape e o auxílio técnico pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater).
O gerenciamento é realizado por um agricultor responsável. "As vantagens que conseguimos com o programa é que, com o levantamento realizado junto à Emater e comunidades rurais, os gestores públicos podem se preparar para o próximo inverno", diz o coordenador do programa na Sape, Antônio Carlos Magalhães Alves. Exemplo disso é que no ano passado os agricultores conseguiram levantar um estoque de 70 toneladas de sementes que já foram plantadas assim que as chuvas iniciaram.

No entanto, embora o objetivo do programa seja tornar o agricultor independente, não tendo necessidade de a secretaria ter de reabastecer o banco todo ano, não é o que vem acontecendo desde que o programa entrou em vigor, em 2005.
Segundo o coordenador, isso acontece porque as chuvas não têm sido satisfatórias. "Em 2007, como choveu pouco em algumas regiões, como a do Trairi, os bancos tiveram 100% de perda. Questionado sobre a previsão de um bom inverno para este ano, segundo dados da Emparn, Antônio Magalhães esclareceu que é preciso diferenciar quantidade e distribuição de chuvas.
O coordenador explica que quantidade não é qualidade. "Em alguns lugares já choveu mais de 500 milímetros (quantidade que estava prevista para o inverno todo), mas em razão disso, algumas culturas podem até chegar a ser perdidas." Devido ao atraso do início do período chuvoso no interior do Estado este ano, Antônio Carlos Magalhães afirma que só poderá ter uma perspectiva de safra no final de abril, pois em várias regiões o plantio só está começando agora.

ESTUDANTE IMPEDIDA DE SE MATRICULAR MOVE APELAÇÃO CONTRA UNP

Os desembargadores da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte acataram a Apelação Cível movida por uma estudante de direito contra a Associação Potiguar de Educação e Cultura (APEC). A estudante diz que foi impedida de renovar a matrícula no curso de Direito da UNP por estar inadimplente com a mensalidade.
Na ação original, o juízo da 5ª Vara Cível da Comarca de Natal extinguiu o processo por considerar que existiu a chamada Litispendência, que ocorre quando uma mesma ação é ingressada em mais de uma Vara Judicial.
A autora apelou alegando que nas duas demandas as partes, a causa de pedir e o pedido não são os mesmos. Segundo a estudante, o Mandado de Segurança requeria a concessão de liminar para que Universidade realizasse a matrícula em caráter imediato. Já na Ação de Obrigação de Fazer, argumentou no sentido de poder depositar judicialmente as parcelas das mensalidades em atraso.
Os autos vão retornar à instância de 1º grau para prosseguimento do pleito.
Fonte: TN on line

DENGUE DO TIPO 4 PODE CHEGAR AO BRASIL

O epidemiologista da Fundação Oswaldo Cruz, Paulo Sabroza, afirmou em reunião para discutir a epidemia de dengue no Brasil na terça-feira, 25, que é questão de tempo para que o vírus do tipo 4 da doença chegue ao Brasil.
Já presente em países como a Venezuela o vírus 4 pode ocasionar quadros de epidemia ainda mais graves que o deste ano, uma vez que a população do país ainda não está imune a ele.
O vírus 4 não é o mais grave dos tipos de dengue, mas pode causar uma epidemia de milhões de pessoas se não for combatido.
"A questão não é mais se [o vírus 4] entrará ou não no Brasil, mas quando. Ele pode entrar em qualquer momento, mas é impossível dizer quando", afirmou Sabroza.

CAMPANHA EDUCATIVA REFORÇA COMBATE À DENGUE

O Governo do Estado junto ao Ministério da Saúde tem unido esforços para eliminar a dengue no Rio Grande do Norte. Só o Governo do Estado liberou uma verba de R$ 300 mil para reforçar a campanha na mídia. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) conta com o apoio das rádios nos municípios e o Ministério está enviando panfletos educativos. Técnicos da Sesap se reuniram nesta terça-feira (25) com diretores de todas as unidades regionais para discutirem a atuação de combate à dengue em solo potiguar. A ação visa reforçar a campanha contra o mosquito aedes aegypti, transmissor do vírus da doença. Apesar dos esforços das entidades governamentais, o índice de notificação de pessoas infectadas continua aumentando em 28 municípios, que são responsáveis por 90% de casos no Estado. "A dengue tem um tratamento muito simples, é necessário que façamos corretamente o teste do laço e para as pessoas que forem detectadas com o vírus, o tratamento é basicamente a hidratação, o que não podemos admitir é que cidadãos morram com uma doença tão simples de ser tratada como essa", declarou o secretário, Adelmaro Cavalcanti.Durante a reunião foram expostos os índices dos municípios e cada responsável expôs as dificuldades e soluções para serem analisadas. No início do ano o município de São Miguel teve um aumento de 90% dos casos notificados, mas depois do trabalho intenso da Sesap associado aos agentes de saúde prestando esclarecimentos sobre a doença no local, o índice diminuiu.

Reportagem: Assecom/RN

PROGRAMA ÁGUA DOCE TERÁ R$ 700 MIL PARA O RN

Em meio às comemorações da Semana da Água organizada pelo Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, o Ministério do Meio Ambiente e a Fundação Banco do Brasil, em parceria com o BNDES, anunciam o investimento de R$ 700 mil para ampliação das ações do Programa Água Doce (PAD) no Rio Grande do Norte. Os recursos serão utilizados na recuperação de dessalinizadores e na implantação da segunda Unidade Demonstrativa do Programa no Estado.
O Rio Grande do Norte recebeu no ano passado, a primeira Unidade Demonstrativa (UD) do Programa no Brasil. No projeto-piloto que servirá de modelo para mais 10 estados do país, a água dessalinizada é distribuída para mais de 80 famílias que vivem em Caatinga Grande, no município de São José do Seridó, com o diferencial de aproveitar o rejeito - concentrado - para a criação de tilápias e plantação de erva-sal e capim-elefante, que, misturados à ração, servem de alimentação para ovinos e caprinos. No dia 26, o coordenador nacional do PAD, Renato Saraiva Ferreira, e o secretário estadual de meio ambiente, Iberê Ferreira de Souza, juntamente com a coordenadora estadual do PAD, Joana D´Arc e técnicos, visitarão o local onde será implantada a segunda UD, no município de Santa Cruz, localidade de Ararau.
O Programa Água Doce integra as iniciativas do governo federal de garantir, em parceria com os governos estaduais, acesso à água de qualidade para todos. Coordenado pela Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, tem como objetivo estabelecer uma política pública permanente de acesso à água potável, com foco na população de baixa renda do semi-árido brasileiro. Para isto, promove a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização da água, minimizando os impactos ambientais, captando a água subterrânea salobra, extraindo dela os sais solúveis e tornando-a adequada para o consumo humano.
Para minimizar os impactos ambientais decorrentes do despejo de concentrados provenientes do processo de dessalinização da água, ou seja, de purificação da água salgada, o Programa Água Doce vem desenvolvendo - junto com técnicos especializados como da Embrapa e Universidade Federal de Campina Grande - métodos para o aproveitamento desses resíduos em sistemas produtivos, armazenando a água salgada em tanques e utilizando-a, por exemplo, na criação de peixes e como fonte de irrigação de plantas Atiplex que servem para alimentação de caprinos, de bovinos e de ovinos, ampliando a segurança alimentar de muitas famílias que não têm acesso à água potável e garantindo a sustentabilidade do sistema.
"A grande novidade desse projeto é conseguir que o rejeito do dessalinazador tenha um aproveitamento, preservando o meio ambiente, já que a água com grande teor de sal prejudica o solo. Além disso, ainda garante renda para comunidade, através de novas atividades produtivas", explica Iberê Ferreira de Souza.
O emprego de tais técnicas pode ser observado nas Unidades Demonstrativas inauguradas pelo Programa nos estados do Rio Grande do Norte e de Alagoas. A meta da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano é inaugurar duas Unidades Demonstrativas em cada um dos 11 Estados onde atua (Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe). Outra característica do Programa Água Doce é garantir a participação social das comunidades beneficiadas tanto na elaboração dos Acordos de implantação dos sistemas como em sua gestão.

ÁGUAS DAS CHUVAS REFORÇAM ABASTECIMENTO NO INTERIOR

As chuvas que caem em diversos municípios do Rio Grande do Norte estão contribuindo para a elevação de alguns dos principais reservatórios do Estado. Dados coletados esta semana pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) apontam que grande parte dos reservatórios potiguares está com volume acima do normal e alguns deles podem sangrar nos próximos dias, como é o caso do açude Campo Grande, no município de São Paulo do Potengi, que está com mais de 80% de sua capacidade e falta apenas 1,5 metro para atingir o volume máximo.
Numa das principais bacias hidrográficas do Estado, a Piranhas-Açu, as últimas medições apontam para uma melhora da situação volumétrica dos principais reservatórios. Em Currais Novos, o açude Dourado sangrou. Já a barragem Armando Ribeiro Gonçalves está com 84,97% de sua capacidade, conforme medição feita nessa segunda-feira (24). Em São João do Sabugi, o reservatório opera com 62,85% do volume máximo.
Na bacia Apodi/Mossoró, pelo menos metade dos reservatórios está com volume acima ou próximo da metade. Em Pau dos Ferros, a barragem está com 49,46% da capacidade. Outro importante reservatório do Estado, a Lagoa do Bonfim, localizada no município de Nísia Floresta, está com 70,09% do volume máximo. Os dados coletados pelos técnicos do Governo do Estado são atualizados no site da Semarh (www.semarh.rn.gov.br).
Segundo o boletim diário de chuvas, da Emparn, somente nesta terça-feira (25) choveu em 68 municípios do Estado, com mais intensidade nas regiões Central e Agreste. Até esta data, choveu acima de 500 milímetros, em 11 municípios potiguares e a previsão é de mais chuvas, devido à condição de céu parcialmente nublado em função das instabilidades tropicais causadas pela Zona de Convergência Intertropical. Poderão ocorrer chuvas fortes nas regiões do Alto Oeste, Mossoró e Vale do Assu. A relação completa, no site da Emparn (www.emparn.rn.gov.br), em acumulado de chuvas no ano.

CHUVAS FAZEM PARTE DO PAVIMENTO DA BR-304 CEDER

A Polícia Rodoviária Federal informa que há uma interdição no Km 193 da BR- 304, no município de Lages/RN.
O tráfego que estava fluindo em mão única, em virtude de ter o pavimento cedido em certo ponto da rodovia foi totalmente interditado, pois o asfaltou voltou a ceder.
O Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Trânsito (Dnit) já foi acionado e tomará providências para solucionar o problema. As obras para reconstruir o treco da BR serão iniciadas ainda nessa quarta-feira. A PRF encontra-se no local para sinalizar o trecho e o desvio está sendo feito pelo centro da cidade de Lajes.

25 março 2008

CHEGADA DAS CHUVAS COLOCA TODOS EM ALERTA

O Rio Grande do Norte atingiu a marca de 1779 casos de Dengue do tipo clássica. Natal e São Miguel são os municípios com maior incidência. Hoje pela manhã, o secretário de Saúde Adelmaro Cavalcante, se reuniu com o comitê responsável pelo levantamento dos dados e ações de combate ao mosquito transmissor da doença. A chegada do período de chuvas coloca todos em alerta.
No momento a subnotificação é a preocupação do secretário que admite: “houve uma diminuição no número de casos registrados, mas há mais, o problema é que as informações não cheguem a Secretaria de Saúde Pública (Sesap).
A ocorrência no feriado da Semana Santa ainda não foram contabilizados. Uma semana antes a Secretaria iniciou um trabalho para identificar os trechos com mais incidências da dengue. Caso consiga realizar as notificações de todas as unidades de saúde, o resultado vai refletir nas ações de combate ao mosquito.

24 março 2008

DIA DE COMBATE À TUBERCULOSE É LEMBRADO EM TODO O MUNDO

Hoje (24) é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Lançada em 1982 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares, a data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da doença, que ocorreu em 24 de março de 1882.
A descoberta do bacilo pelo pesquisador Robert Koch foi fundamental para o controle da tuberculose que, na época, vitimava grande parcela da população mundial. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), um terço da população mundial está infectada com o bacilo de Koch sem, contudo, desenvolver a doença.
Em todo o mundo, a tuberculose mata mais que qualquer outra infecção curável. A cada dia, mais de 20 mil pessoas adoecem e 5 mil morrem vitimadas pelo mal que, tem sido considerado, desde 1993, uma emergência mundial. Os países em desenvolvimento registram 95% dos casos e 98% das mortes pela doença.
De acordo com o coordenador do Programa Nacional de Combate à Tuberculose do Ministério da Saúde, Dráurio Barreira, no Brasil o problema é bastante sério. O país é o 16º em uma lista que reúne 22 nações com maior número de casos. A taxa de cura, de 77%, é considerada baixa. Na Índia, a taxa é de 85%; no Congo, de 85% e na China, de 94%. Por todos esses motivos, a partir de 2003, o governo tornou o enfrentamento à tuberculose uma das prioridades do Ministério da Saúde.
O combate à doença, no qual foram investidos R$ 120 milhões até 2007, faz parte do Pacto de Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). A terapia padrão é totalmente gratuita.
Para a Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), o índice de cura da tuberculose, quando o tratamento é realizado adequadamente, é de 95%. Entretanto, devido a problemas como a falta de diagnóstico e o abandono do tratamento, a tuberculose é a nona causa de hospitalização.
Ocupa o sétimo lugar em gastos com internação pelo SUS e é ainda a quarta causa de mortalidade por males infecciosos. A doença manifesta-se de maneira oportunista em 15% dos portadores do HIV.
“Desde a década de 50, por conta da introdução dos antibióticos, a tuberculose vinha em uma trajetória de queda bastante acentuada. Com a epidemia da aids, houve um ressurgimento da tuberculose nos países que já tinham a doença sob controle e um agravamento naqueles que não haviam controlado a infecção. Ou seja, em quase todos os países em desenvolvimento houve um recrudescimento da tuberculose”, afirmou Dráurio.
Segundo ele, no Brasil, apesar de a epidemia de aids ter ocorrido de forma mais séria na década de 90, o número de casos de tuberculose não chegou a aumentar, contudo parou de cair, permanecendo com o aparecimento de 100 mil casos anuais durante toda a década. “Com a distribuição do coquetel contra aids para toda a população soropositiva, a tuberculose, a partir de 1998, retoma a trajetória de queda, decrescendo de 2,5% a 2,8% ao ano.
“De toda maneira, é uma queda pequena, que não nos tranqüiliza. Queríamos ver cair muito mais. No ano passado, tivemos menos de 80 mil casos anuais, pela primeira vez. Mas é ainda um patamar muito alto e todo ano morrem no Brasil 5 mil pessoas com a doença. Considerando que é um mal de fácil diagnóstico, de fácil e barato tratamento e com alto índice de cura, não poderíamos ter nem esse número de casos e nem esse número de óbitos”, afirmou.

GOVERNO COMBATE A DENGUE E FAZ ALERTA PARA O PERÍODO CHUVOSO



A chegada do período chuvoso aumenta a possibilidade do surgimento de criadouros do mosquito transmissor da dengue. Por isso, o Governo do Estado faz um alerta e pede a colaboração de toda a população no trabalho de combate ao mal.
Material publicitário com dicas à população está sendo distribuído em diversos locais e profissionais de saúde estão sendo capacitados em Natal e no interior. Além disso, o governo dá continuidade às ações de combate à dengue. Em Natal, 18 carros de fumacê percorrem os cinco distritos municipais para minimizar a incidência do mosquito.
O período de março até junho é considerado preocupante pelos técnicos da Saúde, sendo necessárias ações para conter possíveis aumentos dos casos de dengue. "Temos que trabalhar a conscientização, atuando junto aos gestores e contabilizando os números de dengue. As pessoas não podem deixar de contribuir com essa luta", explica a Chefe do Grupo de Endemias e Zoonoses da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), Rosa de Lima.
Na primeira semana de abril, a equipe de saúde da cidade de São Miguel será treinada. O objetivo é reduzir a incidência da doença no município. Só no primeiro trimestre deste ano foram registrados 255 casos de dengue do tipo clássico e 27 hemorrágicos.



  • DENÚNCIAS


O Governo do Estado criou a Unidade de Resposta Rápida (URR) em 2007 para atender urgências epidemiológicas e acompanhar doenças que apresentem riscos para a saúde pública. Especialistas acompanham 24h por dia as notificações de doenças a partir de alertas das secretarias municipais de saúde e profissionais em todo o Estado. Em caso de notificações, a unidade pode ser contactada através do telefone 0800-281-2801.

22 março 2008

ZONA OESTE DE CAICÓ APRESENTA AUTOS ÍNDICES DE INFESTAÇÃO DO TRANSMISSOR DA DENGUE E COORDENADOR PEDE APOIO DAS AUTORIDADES E SOCIEDADE ORGANIZADA.

Após concluir o Levantamento Rápido de Índice – LIRAa, o segundo desse ano de 2008, referente ao tratamento que iniciou na última sexta feira, o Coordenador do Centro de Controle de Zoonoses Francisco Oliveira, se mostra muito preocupado com o aumento substancial dos índices do Aedes Aegypti na zona oeste de Caicó.
O índice geral da cidade ficou em 8,8% o que é bastante alto, sendo que no mesmo período do ano passado o índice foi de 6,1%. Francisco reconhece que ao avaliar os anos anteriores nesse período chuvoso, os índices de Caicó sempre aumentaram, mas reconhece que falta maior empenho da sociedade organizada, da população que insistentemente não absolve os ensinamentos de cuidarem de suas casas, a prova disso, é que o relatório expedido pelo programa LIRAa, mostrou que os depósitos onde foram encontrados focos do mosquito, foram as caixas d’água que apesar de receberem os peixes larvófagos da equipe de peixamento do zoonoses, onde os mesmos orientam os cuidados para que os peixes não morram ou saiam do depósito, mesmo assim não há esse cuidado o que dificulta muito as ações realizadas pelas equipes que trabalham dengue em Caicó.
Francisco afirma que várias cidades brasileiras inclusive no Rio Grande do Norte, estão vivendo transmissão da doença e teme com os índices apresentados, isso possa acontecer em Caicó. O mesmo garante que está atento e que todos os casos que são notificados a tempo pelos hospitais ou unidades de saúde, são realizados bloqueios com máquinas costais com o objetivo de eliminar em raios de aproximadamente 200m o mosquito infectado como forma de coibir a propagação da doença.
Já nessa segunda feira o Coordenador apresentará os índices ao Secretário de Saúde Dr. Valdemar Cordeiro e irá solicitar reunião com Educação, Obras, Mídia para anunciar mutirão nos bairros mais afetados que são:
Walfredo Gurgel com índice de 26,9%, Barra Nova com 12,5%, João XXIII com 14,0%, João Paulo II com 21,0% seguindo-se o bairro da Paraíba com 19,2%. Esses são bairros que precisam ser trabalhados e chamados a atenção pela Mídia que com certeza dará esse apoio a Caicó, no sentido de que a população lavem semanalmente seus potes que foi o depósito onde mais apareceu foco e que não se concebe depois de onze anos ensinando como não criar mosquito no interior das residências esse tipo de depósito que pode perfeitamente ser lavado, ser o maior criadouro de mosquito. Entendo que tenho sido mau compreendido em reuniões com o próprio Ministério da Saúde, ao afirmar que só acabaremos com dengue nesse País, quando ao ensinarmos como evitar a criação de mosquito nas residências, ao votarmos após quarenta dias e encontrar os mesmos imóveis repetindo a presença de focos, a justiça viabilizar o pagamento de multa de um salário mínimo, ou prestar serviço a comunidade. A fora isso, não vejo nenhum interesse da população em ajudar.
Para finalizar o Coordenador reconhece que em função de um só expediente trabalhados pelos Agentes, não há uma boa qualidade do trabalho e apela para que a população acompanhe se o Agente está tratando seus depósitos, se está eliminando ou seja, perfurando nos quintais, os depósitos que possam acumular água de chuva, caso contrário denuncie ao Zoonoses ou ao Secretário de Saúde. Espero o apoio de todos nessa luta que é de todos nós. Finalizou!.

19 março 2008

GARÇONETE BARRADA NA ESPANHA DE VOLTA À NATAL

Deportada da Espanha para o Brasil após sete dias presa num alojamento no aeroporto de Madri, a ex-garçonete natalense, Janaína Agustinho, 27 anos, chegou domingo, 17, na Capital.
Ainda traumatizada com o tratamento dado pela polícia espanhola, Janaína não pretende repetir a viagem tão cedo. Ela deixou Natal com destino a Madri no dia 9 de março com a idéia de passar férias e visitar o namorado e a família dele na capital da Espanha.
Orientada a entrar na fila da imigração, Janaína foi barrada por falta de documentação, segundo as autoridades espanholas, mesmo não sabendo quais foram até hoje.
“Quando me mandaram sentar num banco já sabia que tinha problemas. Mas me certifiquei de tudo antes de embarcar porque sabia que estavam barrando os brasileiros. Fui na agência de viagem e o pessoal me garantiu que estava tudo certo. Meu namorado, que conhece as leis na Espanha porque também tem uma agência de viagem lá, disse que não havia problema nenhum. Nem me disseram o que faltava. Estava tudo certo, até as reservas no hotel estavam pagas”, afirmou.
Janaína conta que não foi agredida pelas autoridades espanholas. No entanto, ressaltou que os policiais foram extremamente grosseiros e mal-educados. “Eles não me agrediam com palavras, mas eram grosseiros, gritavam comigo. E isso dói mais do que qualquer outra coisa. Saí de férias do Brasil e fui tratada como uma delinqüente. Paguei por uma coisa que não fiz. Vou levar isso para o resto da minha vida. Para mim, terminou como um filme de terror”, disse abalada.

18 março 2008

MEDICAMENTOS TERÃO PREÇOS REAJUSTADOS A PARTIR DO DIA 31 DE MARÇO



A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos anunciou um aumento médio de 3,18%, mas dependendo do tipo do medicamento e da farmácia que comercializa o medicamento esse preço pode variar entre 2,52% e 4,61% como explica o presidente do Sindicato dos Farmacêuticos, Marcelo Queiroz.
O reajuste será aplicado a partir do dia 31 de março e deve pegar muita gente de surpresa. Apesar de muitos já saberem que vai haver aumento, os consumidores terão que esperar para saber o preço discriminado dos medicamento, pois a lista com os preços só será divulgada uma semana depois. Antes disso, fica difícil organizar o orçamento.
Por enquanto, o que o consumidor podem fazer são suposições com com os percentuais de reajuste anunciados pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos e fazer as contas. Tomando como exemplo um remédio que custe R$ 37,27. Se for aplicado o reajuste de 2,52% o medicamento passará a custar R$38,20 se for o maior, de 4,61% o valor sobe um pouco mais, para R$38,98.
De quanto será o aumento só em três semanas é que os consumidores saberão. A única certeza é de que ele vai vir.

17 março 2008

INÍCIO DO PERÍODO CHUVOSO CAUSA PREOCUPAÇÃO A POPULAÇÃO DE OURO BRANCO

O verão está indo embora para que o outono ocupe seu lugar. As características dessa mudança estão acontecendo de forma bastante carecterística, explica o meteorologista Gilmar Bristit.
Os trovões, mesmo que pouco comuns na área da grande Natal, vem assustando toda a cidade, pelo barulho e pela descarga elétrica, que provoca algumas quedas de energia.
As chuvas mais fortes aconteceram na região Seridó, na cidade de Ouro Branco que registrou 86mm. Em Natal, foram apenas 29mm. Mas essa quantidade de chuva já é o suficiente para causar estragos nas ruas e transtornos à população. A falta de estrutura está comprometendo o futuro da cidade.
A situação para quem mora diante de obras de drenagem não está fácil. Os buracos diante das residências dificultam a entrada nos lares. Eles reclama. Mesmo sem gravar entrevista, grande parte da população sabe que as obras vão resultar em uma melhora quando o transtorno passar. Mas as chuvas não vão dar trégua.
Quanto aos trovões, a dica é ficar distante de árvores, água e áreas mais elevadas. O Brasil, por estar próximo ao Equador, é um dos países que mais desenvolvem descargas elétricas. Ficar dentro do carro no momento de um raio e trovoadas é a melhor opção para quem está na rua. Os pneus de borracha isolam o carro totalmente e o campo elétrico é zero.
Mas não há motivos para preocupação. E se preparar para tempos de chuva e lembrar dos focos de água parada, para evitar dengue.

15 março 2008

CIDADÃO NATALENSE SENTE A FALTA DE SEGURANÇA.

Apesar de assistirmos declarações de autoridades do Estado afirmando que o RN e a Capital a segurança está boa e que a Polícia Militar está alerta, como foi a recente declaração do Comandante de Policiamento da Capital, Tenente-Coronel Ricardo Luiz, na verdade os assaltos acontecem a toda hora, em plena luz do dia. Só para se ter uma idéia, o marginal já sabe tanto que não há viaturas suficientes dando segurança ao cidadão, que assaltam a pé, de bicicleta, isso prova inconteste, que se houvesse um policiamento mais presente nos bairros e avenidas de Natal, o bandido não teria tanta coragem de colocar ao meio dia uma arma na cabeça de um casal de jovem em pleno a Av. Nascimento de Castro, avenida bastante movimentada e saído de bicicleta bem devagarzinho como se nada tivesse acontecido ou viesse a acontecer. Isso já virou uma rotina nessa avenida, principalmente nos fundos do Armazém Pará.
Um fato nos preocupa, quando assistimos ao desfile de 7 de setembro e vemos um contingente tão grande como é o da gloriosa Polícia Militar, aí vem a pergunta: se todo aquele efetivo fosse colocado a disposição da segurança do cidadão nas ruas da Capital, será que não tínhamos uma segurança mais presente? Sabemos que é necessário o trabalho interno dentro da corporação, mas sabemos através de denúncias feitas pela imprensa, que muitos policiais militares ao invés de cumprirem seus expedientes circulando ou permanecendo em locais estratégicos, ficam grande parte do tempo em postos de combustíveis, em padarias, são desviados para órgãos do próprio Governo, com isso fica o cidadão nas mãos da bandidagem. Ouvimos sempre os Secretários colocando na mídia que o Governo precisa aumentar o efetivo policial, o Governo pode aumentar tanto quanto quiser que vai ficar do mesmo jeito, pois ao formar uma turma, grande parte já vai para funções internas que não são funções de policiamento. A culpa é do Comando? Não! Com a palavra as autoridades.

PRESIDENTE LULA REGULAMENTA LEI QUE DISPÕE SEGURANÇA PARA EX-PRESIDENTES.

Tem notícias que agente lê, que fere a sensibilidade da cidadania brasileira. Eu li na coluna do 1º Procurador de justiça e professor Anísio Marinho Neto, que o Presidente Lula no último dia 27/02/2008, através do Decreto nº 6.381 regulamentou a lei nº 7.474,de 08/05/1986, dispondo da segurança para os Ex-Presidentes e prevendo que findo o mandato para quem houver exercido, em caráter permanente, terá direto aos serviços de 4 servidores para atividades de segurança e apoio pessoal; 2 veículos oficiais, com os respectivos motoristas ; e ao assessoramento de 2 servidores ocupantes de cargos em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores – DAS, nível 5. Todos os servidores serão de livre escolha dos Ex-Presidentes.
Olha meus amigos, está mais que provado, quem é Rei não quer perder a majestade. Entendo que o cidadão brasileiro se sente nesse momento, profundamente atingido, lesado e sobretudo triste por não poder esboçar sua indignação. Que grande parte do nosso povo é analfabeto ou semi-analfabeto, reféns da falta de uma grande reforma no sistema educacional brasileiro, isso nós sabemos, porém não podemos pensar que todos nós somos ignorantes por natureza, que não somos capazes de entender e concordar que um Presidente tenha todo o direito a segurança e assessoramento necessário a sua gestão, mas após o término do mandato, o mesmo será cidadão comum igual a todos os brasileiros, com diretos de votar e ser votado, de exercer a plenitude de sua cidadania. Regulamentar uma Lei dessa natureza, é querer claramente permanecer na continuidade de uma mordomia palaciana, na qual o mesmo não terá mais esse direito.
Ao meu vê, não há nenhuma diferença em relação aos Governos de Estados, a Prefeitos de Municípios. O Congresso assiste em silêncio, ou não tomou conhecimento do regulamento dessa Lei, o Brasil e o seu povo ordeiro e humilde não suporta mais medidas autoritárias ainda que amparada por decretos. Minha opinião de cidadão seridoense.

14 março 2008

MINISTRO AUTORIZA AMPLIAÇÃO DO SAMU PARA SERIDÓ E OESTE


Click na imagem para ampliar

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) será ampliado para mais duas regiões do Rio Grande do Norte. Este foi um dos resultados da audiência que houve esta semana entre o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e a governadora Wilma de Faria. Durante o encontro foi apresentada a proposta para integrar as três SAMU existentes hoje e criar mais duas centrais, sendo uma na região Oeste e outra no Seridó. A proposta foi aprovada e o ministro já autorizou o encaminhamento do processo. A ampliação do Samu, que é referência no atendimento de casos de emergência, vai permitir que a população das regiões Oeste e do Seridó usufruam dos mesmos serviços oferecidos pelas unidades já existentes. "Esta ampliação vai assegurar a cobertura em todo o Rio Grande do Norte, através de um sistema integrado com as centrais de Mossoró e Natal", afirma o secretário estadual de Saúde, Adelmaro Cavalcanti, que também participou da audiência com Temporão.Além de garantir apoio para a ampliação do Samu no Estado, o ministro da Saúde autorizou a entrega de cinco ambulâncias para o Samu Metropolitanto, uma delas de suporte avançado, com equipamentos médicos semelhantes aos de uma UTI e as outras quatro de suporte básico, para substituição de frota. A coordenadora do Samu Metropolitano, Selma Santiago, destaca a importância destas novas ambulâncias. "Com a renovação da frota, poderemos melhorar o desempenho do serviço que prestamos à população", diz. As novas ambulâncias devem chegar ao Rio Grande do Norte ainda neste mês de março.Para atender à população de 1,1 milhão de habitantes dos municípios de Parnamirim, Macaíba, Ceará-Mirim, São José de Mipibú e São Gonçalo do Amarante foram investidos R$ 1,7 milhão na implantação do Samu Metropolitano.

RN RECEBERÁ US$ 150 MILHÕES PARA INVESTIR EM TURISMO

O Rio Grande do Norte receberá recursos da ordem de 150 milhões de dólares (cerca de R$ 300 milhões) para investir em obras de turismo. O Estado, que já havia sido o primeiro a assinar os contratos do Prodetur II, é um dos três do país a terem a carta-consulta aprovada para receber recursos do novo Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Nacional). O lançamento do novo modelo do Prodetur ocorreu na manhã desta quinta-feira (13), em Brasília, com presença da ministra do Turismo, Marta Suplicy, e da governadora Wilma de Faria. A expectativa é de que parte dos recursos já seja liberada a partir do segundo semestre deste ano.
A cerimônia contou ainda com a presença dos governadores do Ceará, Cid Gomes, e de Goiás, Alcides Filho, estados que a exemplo do Rio Grande do Norte também tiveram suas cartas-consulta aprovadas, do secretário de Estado do Turismo, Fernando Fernandes, e parlamentares. Durante o lançamento, a ministra Marta Suplicy citou o Estado como modelo de aplicação dos recursos do Prodetur II. "O Rio Grande do Norte é pioneiro no Prodetur com ações de desenvolvimento do turismo que permitiu o fortalecimento institucional do Estado e um grande impacto na qualidade de vida da população", comentou a ministra.
Durante a solenidade, Wilma de Faria disse que o turismo no Rio Grande do Norte foi responsável pelo crescimento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), da expectativa de vida, da economia e dos indicadores sociais. Ela ressaltou que o setor é responsável por mais de 120 mil empregos diretos e 500 indiretos em todo o Estado. "O turismo tem que crescer ainda mais, porque isso alavanca a economia. Quero destacar o apoio do Ministério do Turismo e do Banco do Nordeste que com os recursos disponibilizados estamos podendo aplicar mais em saneamento básico, construção de novas estradas e centros de convenções, além da capacitação profissional".
O secretário de Estado do Turismo, Fernando Fernandes, explica dos US$ 150 milhões que serão liberados pelo Prodetur Nacional, US$ 90 milhões virão de financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O restante, US$ 60 milhões, virá de contrapartida do Governo do Estado junto com o governo federal. Segundo ele, o recurso será aplicado nos Pólo das Dunas, Costa Branca e Seridó. "Esse dinheiro será aplicado em obras de infra-estrutura das praias, saneamento básico, no planejamento dos projetos dos pólos, recuperação dos aeroportos e rodoviárias e em qualificação profissional. Nós entendemos que o Estado vive o seu melhor momento na capitação de novos investidores do turismo e vamos precisar desses recursos", destacou.

PRODETUR II – De acordo com Fernando Fernandes, o Estado já aplicou cerca de 88% dos 39 milhões de dólares contratados no Prodetur II. Com o dinheiro foram realizadas ações como a ampliação do Centro de Convenções de Natal, a elaboração do Plano Diretor e o completo levantamento topográfico dos 16 municípios que formam o Pólo das Dunas, o esgotamento sanitário das praias de Pirangi, Cotovelo e Pium e da Redinha, em fase de execução. Os outros US$ 150 milhões que serão liberados, por etapas, a partir do segundo semestre deverá ser aplicado em obras no período de cinco anos.

Fonte: Assecom/RN

ADVOGADO DINAMARQUÊS DETIDO PELA PF EM NATAL‏

O advogado dinamarquês Gregers Graae Basbelle, 60, foi detido por Agentes da Polícia Federal na tarde desta quarta-feira (12), na Praia de Jacumã, litoral norte potiguar, acusado de ter impedido que um fiscal da Secretaria do Patrimônio da União, no exercício da função, fotografasse um imóvel de sua propriedade que ali estava sendo construído irregularmente.
Gregers, que é permanente no Brasil, teria inclusive empurrado o fiscal que, por sua vez, ao se sentir ameaçado imediatamente acionou a Polícia Federal.
Levado para a Superintendência do órgão na capital, onde foi ouvido através de Termo Circunstanciado, o estrangeiro, durante o interrogatório alegou que o fiscal, que se apresentou vestido com um jaleco da SPU, não havia "se identificado" e quando o viu tirando fotos da sua casa resolveu expulsá-lo.
Gregers Graae Basbelle, enquadrado no art. 331 do Código Penal, foi liberado no final da tarde mas antes assinou um termo de compromisso de comparecimento perante o Juizado Especial Criminal da Vara Federal, em data que será marcada pela justiça.

13 março 2008

FALTA DE EXERCÍCIO FÍSICO DOBRAM AS CHANCES DE UMA PESSOA DESENVOLVER DOENÇAS DO CORAÇÃO



Os médicos fazem um alerta. A falta de exercícios é tão ruim para a saúde quanto fumar um maço de cigarros por dia.
A Federação Mundial de Cardiologia afirmou que a falta de atividade física dobra as chances de uma pessoa desenvolver doenças do coração e aumenta o risco de diabetes e pressão alta.Os médicos estimam que entre 65 e 85 por cento da população mundial não fazem exercício em quantidade suficiente.
A falta de exercício físico é responsável por 54% do risco de morte por enfarte , 50% por derrame cerebral e 37% por câncer e não acaba por ai.
Em todo o mundo, 70% das pessoas são sedentárias e estão sujeitas a desenvolverem doenças cardíacas e obesidade.
Os números e as estatísticas estão aí, o problema é que muita gente não enxerga e conseqüentemente, não se exercitam e é ai que moram o grande vilão: o sedentarismo.
Há algum tempo é comum ver-mos pessoas com idade acima de 40 anos caminhando e até com uma certa noção de combate ao sedentarismo. O aposentado Saulo Martins começou a caminhar a mais ou menos quatro meses e já sente os benefícios que o exercício trouxe para o seu corpo, perdeu 10 Kg. Mas vale lembrar que antes de começar qualquer tipo de exercício físico, é preciso consultar um médico.

12 março 2008

VOTAÇÃO NO SENADO APROVA CRIAÇÃO DA TV BRASIL

Sem a presença de representantes da oposição, o Senado Federal aprovou na madrugada desta quarta-feira, 12, em votação simbólica, o projeto de lei que cria a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que vai gerir a TV Brasil - canal de televisão do Poder Executivo. A matéria é proveniente da medida provisória 398/07.
A criação da TV Brasil foi o assunto que permeou as discussões desde as 17h30 de terça-feira. Durante a apreciação de outras matérias, os senadores governistas acusaram a oposição de tentar prolongar os debates para dificultar o exame do projeto, que perderia sua eficácia no dia 21 de março se não fosse votado. A oposição, por sua vez, acusou o governo de tentar "passar um rolo compressor no Senado" para votar as matérias de seu interesse.

FEIRA DE NEGÓCIOS DO SERIDÓ BATE RECORDE DE VENDA DE ESTANDES

Lançada na última sexta-feira (7), em Caicó, na Casa do Empresário, a 5ª Feira de Negócios do Seridó, que bateu recorde de venda de estandes no primeiro dia. A notícia foi confirmada pela reserva de 80% dos estandes feita durante o evento pelos empresários seridoense. Esse número recorde de reserva de estandes foi comemorado pela comissão organizadora que pretende comercializar os estandes reservas ainda essa semana. A Feira será realizada de 17 a 19 de abril, em Caicó, na Ilha de Santana e esse ano conta com mudança na estrutura física e na programação de cursos e cultural.
Durante o lançamento, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Marcelo Rosado, apresentou o novo modelo da feira com a programação de cursos que serão ministrados antes do período do evento, e a nova proposta de programação cultural com maior participação de talentos regionais. Para o secretário, é preciso que ocorra a ampliação da participação dos parceiros da Feira, impulsionando o empresário local antes, durante e depois da Feira. “Estamos trabalhando em parceria com as entidades locais para identificar e solucionar os problemas de comercialização e promover cursos para capacitação do empresário seridoense”, afirma o secretário.
ESTRUTURA -Nessa quinta edição, a Feira conta com 120 estandes, praça de alimentação, palco cultural e o espaço do artesão. O evento abrange setores como economia (com a realização de rodadas de negócios entre empresários), educação (com concursos de redação), artesanato (com espaço para divulgação e comercialização de produtos) e cultural (com a promoção de artistas locais através de apresentações). O horário da Feira também foi alterado, agora vai das 17h até às 23h, diariamente.
Participaram do evento de lançamento da feira, o secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Marcelo Rosado; o prefeito de Caicó, Bibi Costa, secretários municipais; o deputados federais; a presidente da CDL, Vânia Fontes; representantes da Asisc, do Fecomércio, do Banco do Nordeste e autoridades do Seridó.
A 5ª Feira de Negócios do Seridó é uma promoção do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico (Sedec), em parceria com a Prefeitura Municipal de Caicó, Federação de Dirigentes Lojistas (FCDL), Câmara de Dirigentes Lojistas de Caicó (CDL), Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (Adese), Sebrae, Sesc e Associação Industrial e Serviços (Asisc).

10 março 2008

DENGUE AVANÇA NO ESTADO, EM CAICÓ,APEZAR DAS DIFICULDADES, COORDENADOR DO ZOONOSES DIZ QUE ESTAMOS SOB CONTROLE.

Em todo Estado já passam de 3.600 o número de casos notificados de Dengue na sua forma clássica. No mesmo período do ano passado, foram notificados 1.537. Somente em Natal,já foram notificados 1.589 casos da doença, que apesar dos trabalhos educativos e divulgação na mídia, nada adianta e o descaso da população em relação a gravidade da situação só vem permitir que o vetor transmissor se prolifere a cada dia, podendo acontecer em qualquer parte do Estado uma epidemia da doença na população.
Em Caicó, o Coordenador do Zoonoses Francisco Oliveira, diz que até o final do mês de fevereiro de 2008, foram notificados 14 casos suspeitos de Dengue clássico e que o índice de infestação predial é de 5,4%, não é considerado ainda um bom índice, mas que está trabalhando com sua equipe no sentido de minimizar cada vez mais a presença do vetor nas residências.
Segundo Francisco Oliveira, o trabalho realizado nos imóveis de Caicó pelos Agentes de Endemias, deveria ser um dos melhores do Estado pois os mesmos receberam capacitação para desenvolverem um excelente trabalho com qualidade técnica, que o trabalho tem acompanhamento sistemático pelos Supervisores de campo e que a cada final de ciclo, reúne todos para discutir as dificuldades encontradas, mesmo assim, reconhece que boa parte dos Agentes não tem vontade para com sua obrigação, acabando por negligenciar no exercício de sua profissão.
O Coordenador informa, que está solicitando do Secretário de Saúde Dr. Valdemar Cordeiro, pressa no sentido de baixar portaria criando o Comitê de Assessoramento e acompanhamento das ações de Dengue no Município e está atento aos casos que irão surgindo, quando realiza sob o comando do Supervisor Geral Adailson Azevedo os bloqueios no entorno dos casos como forma de ir eliminando os mosquitos infectados que estão transmitindo a doença.
Por fim, o Coordenador convoca as Secretarias de Obra, Educação, CAERN, Poderes Públicos, pede sobretudo que a mídia possa se despir de qualquer vaidade e aos invés das críticas destrutivas, é hora de darem as mãos e criarem um espaço permanente e informativo para que seja discutido as dificuldades, que sejam divulgados os imóveis que são repetitivos na criação do Aedes Aegypti, somente com esses avanços, acredita o Coordenador do Zoonoses, que Caicó terá tudo para não ter problemas maiores em relação a Dengue. Finalizou.

E-mail: francisquinhooseridoense@gmail.com
Blog: www.oseridoense.blogspot.com

TUBERCULOSE: AINDA HOJE É POSSÍVEL ENCONTRAR CASOS DA DOENÇA

A tuberculose é uma doença grave, transmitida por bacilo que se propaga no ar, que pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial nos pulmões e teve seus tempos de propagação até a década de 1950 mas com a introdução do uso dos antibióticos no início do século XX a doença foi sendo controlada. A descoberta do Bacilo de Koch, que provoca a doença, também foi fundamental para o controle da epidemia. Os tratamentos eram feitos em locais isolados, arborizados e distantes dos centros urbanos.
Mas a tuberculose não se extinguiu, e ainda hoje é possível presenciar casos da doença, que provoca tosse incessante por mais de quinze dias, febre (principalmente no fim da tarde), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil. Cerca de 900 novos casos são registrados todos os anos só no Rio Grande do Norte. O tratamento hoje é feito de forma diferenciada.
Natal e Mossoró são as que mais desenvolveram a doença, por serem as mais populosas cidades do Estado. Mas pessoas vulneráveis estão em toda parte. Mas, perigoso mesmo, é abandonar o tratamento. Cerca de 10% dos doentes não terminam os seis meses de antibióticos. Um risco que pode custar muito caro.

SAIBA MAIS SOBRE A TUBERCULOSE

A Tuberculose é uma doença crônica, infecto-contagiosa, produzida pelo Mycobacterium tuberculosis e que se caracteriza anátomo-patológicamente pela presença de granulomas e de necrose caseosa central, ainda representando um grande problema em Saúde Pública. Pode atingir todos os grupos etários, embora cerca de 85% dos casos ocorram em adultos e 90% em sua forma pulmonar. De cada 100 pessoas que se infectam com o bacilo, cerca de 10 a 20% adoecerão. Dados recentes do Ministério da Saúde indicam um aumento de sua incidência em todo o território nacional.
  • Transmissão

O contágio ocorre por via inalatória, a partir de aerossóis durante o ato da tosse, fala e espirro de pessoas eliminadoras de bacilos (bacilo de Koch). Os pacientes não bacilíferos e os que apresentam a forma extrapulmonar não oferecem risco significativo de contaminação. Os aerossóis ficam em suspensão no ar como gotículas microscópicas (chamadas de gotículas de Pflugge) que ao serem aspiradas por uma pessoa sã, ultrapassam os mecanismos de defesa da árvore respiratória vindo a se depositar nos alvéolos pulmonares onde então iniciarão o processo patológico da doença. Fato de importância é que um paciente após 2 semanas detratamento correto faz com que os bacilos percam em infecciosidade e, praticamente, não há mais risco de infecção. Outras vias de transmissão são também possíveis como a digestiva, cutânea e outras, mas são raras e não possuem importância epidemiológica.

  • O bacilo

A tuberculose humana é quase exclusivamente causada pelo Mycobacteriumtuberculosis. Essa micobactéria se caracteriza por ser álcool-ácido-resistente(BAAR) em colorações feitas no exame de escarro ou outros líquidos, possuindo taxa de crescimento lento, levando em média seu cultivo em laboratório, cerca de 6 semanas (cultura). Tem a capacidade de permanecer em estado de latência fisiológica durante longo tempo, assumindo o poder de parasitismo intracelular.

  • Alguns dados dos pacientes sujeitos a infecção

São mais susceptíveis à doença a raça negra, os extremos etários (infância e velhice), a má nutrição e a promiscuidade, profissionais de saúde e mineiros portadores de silicose, o alcoolismo, uso de medicamentos como corticóides, portadores de outras doenças como o diabetes, neoplasias (mais comumente os linfomas e a AIDS) e a sarcoidose.

  • Tuberculose de primo-infecção

Atinge os alvéolos onde em seguida se desenvolve uma reação inflamatória com adenopatia satélite, constituindo o que chamamos de complexo primário. Este complexo pode ter evolução abortiva e passar despercebido. Quando não evoluiu para a cura, pode ser desenvolvida reação intensa, formação de cavernas (pornecrose do tecido pulmonar), disseminação através dos brônquios ou do sangue e acometimento da pleura. No Brasil a primo infecção acontece na faixa etária até os 15 anos.

  • Tuberculose de reinfecção

Pode resultar de recrudescência da primo-infecção (endógena) ou por contágio atual com um paciente bacilífero (exógena).

  • Prevenção

A vacina BCG (bacilo de Calmette-Guérin) é obtida pela atenuação do bacilo tuberculoso, sendo capaz de induzir a resistência ao indivíduo sem transmitir a doença. É usado por via intradérmica não havendo contra-indicação absoluta a seu uso, exceto pela presença de eczema ou piodermite extensa. É feita no primeiro mês de vida fornecendo proteção duradoura em 80% dos casos. A lesão provocada pela vacina leva de 2 a 3 meses até sua cura definitiva, tendo como complicações raras abcesso, adenopatias volumosas (ínguas) e úlcera crônica.

  • Diagnóstico

Devem ser investigados os pacientes com tosse com ou sem expectoração persistente por mais de 3 semanas, emagrecimento, hemoptise (eliminação de sangue no escarro) e principalmente com história epidemiológica sugestiva da doença. Os exames usados na tentativa do diagnóstico de certeza são a baciloscopia do escarro, a radiologia do tórax, o teste tuberculínico (PPD) que evidencia o contato prévio com o bacilo e a cultura do escarro ou outros líquido sem meio apropriado.

  • Diagnóstico diferencial

Deve ser feito com a tuberculose residual inativa, a paracoccidioidomicose, o carcinoma brônquico, a sarcoidose, a histoplasmose, a aspergilose o abcesso pulmonar e alguns tipos de pneumonia.

  • Tuberculose Extrapulmonar

As formas extra-pulmomares mais frequentes da doença são a pleural (que ocorre por ruptura de pequenos focos pulmonares subpleurais) - 45%, a linfática - 15%, agênito-urinária - 16%, a miliar (disseminação por ruptura de lesão dentro de um vaso sanguíneo com disseminação dos bacilos por todo organismo) - 10% e a osteo-articular - 7%. A forma extra-pulmonar representa cerca de 18% do total de casos notificados.

  • Tratamento

O tratamento é feito através de drogas, e é eficaz. Hoje em dia são usadas arifampicina, isoniazida, pirazinamida, estreptomicina, etambutol, etionamida e outras. Estas drogas produzem diversos efeitos colaterais e desta forma o acompanhamento médico é imperativo. O esquema atualmente mais utilizado é o RIP (rifampicina, isoniazida e pirazinamida) num esquema de seis meses de terapia, dito tríplice para diminuir a possibilidade de resistência das drogas e de diminuir a população bacteriana a curto prazo.

SEMINÁRIO DISCUTIRÁ POLÍTICA DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS PARA O RN

Discutir e sensibilizar gestores e demais profissionais de saúde que lidam com transplantes. Esta é a meta do 1º Seminário Estadual de Implementação da Política de Transplante de Órgãos no Rio Grande do Norte, que acontece de 10 a 13 deste mês, no Hotel Praiamar, em Ponta Negra.
Realizado em parceria com o Ministério da Saúde (MS), Governo do Estado, Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap), Associação Brasileira de Transplantes e Central de Transplantes de Órgãos do RN, o seminário contará com autoridades de renome como o coordenador do Sistema Nacional de Transplantes do MS, Abraão Salomão.
"Para que essa política seja implementada de forma mais contundente é preciso que gestores, técnicos e as comissões intra-hospitalares se envolvam mais", é o que afirma a coordenadora da Central de Transplantes do RN, Francinete Guerra. Ela destaca que "somente através da capacitação, informação e educação, será possível alcançar melhores resultados". A coordenadora se refere a fila de 1,1 mil pacientes que aguardam um transplante
No Rio Grande do Norte, as listas de rins e córneas lideram as expectativas daqueles que tem na possibilidade de um transplante, a continuidade da vida. Dos 158 procedimentos realizados em 2006, apenas dois a mais foram computados no ano passado. A boa notícia, no entanto, é o aumento do número de cirurgias para córneas. Há dois anos, 120 pacientes foram atendidos. Em 2007, esse dado subiu para 136.
A atual situação do Rio Grande do Norte em número de procedimentos de transplantes é considerada privilegiada em relação a outros estados da região Norte e Nordeste. Em 2005, o estado alcançou o 2º lugar entre os estados do Nordeste, com mais transplantes realizados em rins. Apesar de haver caído para a 4ª posição em 2006, o RN ainda ultrapassa, em número de procedimentos, estados dessas duas regiões.
O secretário estadual da Saúde Pública, Adelmaro Cavalcanti Cunha Júnior, atribui a falta de informação como uma das principais causas da negativa familiar. "Existe muitos mitos sobre todo o processo de captação de órgãos. É preciso esclarecer que a doação só traz benefícios para todos os envolvidos. Por isso este Seminário é tão importante". Adelmaro acrescenta que os quatro dias de discussão serão focados na abordagem e na qualidade da informação repassada as famílias.
De acordo com a Portaria n.º 1.552 do MS, de setembro de 2005, todos os hospitais com mais de 80 leitos devem possuir uma Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos Para Transplantes. É de responsabilidade destas equipes a identificação de possíveis doadores. "Por isso é importante que os gestores tenham muita atenção ao escolher os profissionais que farão parte destas comissões", afirma Adelmaro Cavalcanti.

09 março 2008

DIA INTERNACIONAL DA MULHER, DEVEMOS COMEMORAR OU SENTIR NA PELE A OUTRA FACE DA REALIDADE?

Nada contra aos que comemoram da forma como acham conveniente, nada contra aos que dão flores, nada contra aos que beijam suas mães, esposas, amigas,colegas etc, nada contra aos que escolhem e presenteiam as mais belas, as mais abastardas da sociedade e em solenidade nas Assembléias, nas, nas Câmaras Municipais, nada contra!
Eu também tenho o meu jeito de comemorar esse dia importante na vida de toda mulher. Quero antes, parabenizar em nome da minha esposa, em nome de minha mãe que Deus a levou outro dia, ( lágrimas ) a todas as mulheres, de todas as raças, de todas as crenças e de todas as idades. A você mulher a quem Deus concedeu o maior de todos os dons da vida, que é o de gerar no seu ventre a vida, essa criatura que Deus criou como uma fortaleza, ao contrário dos que as consideram frágeis, é ela, a mulher a quem devemos tanto e não as valorizamos, essa mulher que reclama da fadiga, do sono, da injustiça, da incompreensão, essa mulher que incansavelmente nos acompanha nos primeiros passos para a vida, nas primeiras palavras para o saber, essa mulher que com o leite do seu próprio corpo, da início ao sustento do nosso corpo e nos fortalece para uma vida saudável, essa mulher que com cada toque sutil que somente ela sabe dar, nos dar banho,troca nossas roupas, coloca perfume e ainda sente o prazer de levar-nos ao portão ao encontro do marido e nos faz entender através de uma palavra “Papai”, que ali está para ela o sustentáculo e a alegria da vida.
Por tudo isso e muito mais, devemos amar de todas as formas, todas as mulheres e agradecer a Deus por poder ter o presente sagrado de ter ao seu lado, no lar, no trabalho, na amizade e em todas as formas de convivência, uma mulher as quais parabenizo nesse meu editorial.
Quero também junto com meus leitores tenho certeza, de parabenizar as que sofrem injustamente, as que ainda passam fome nesse país, principalmente a D. ... que esperava na sala de sua casinha humilde, seu netinho de aproximadamente sete anos, chegar com o queixo de uma reis abatida, para colocar na panela de feijão como forma de botar o gosto no feijão de uma carne que não sabe que gosto tem, de D. ... que assisti desde o momento em que sua filha a deixou em um abrigo de velhinhos, quando vi seus olhos caírem as lágrimas que só pararam no dia de sua morte e que ali ficou desprezada por quem ela dera toda sua vida, a D. ... que pede nos sinais de Natal, como tantas outras, porque o que ganha de uma miserável aposentadoria, não compra se quer a medicação para na velhice se manter viva, a todas as Marias que nos lixões, tiram muitas vezes o alimento apodrecido para alimentar seus filhos e netos, pois são elas elementos de uma sociedade cruel, injusta, de um país que não cuida bem da mulher seja ela, criança, jovem, adulta, idosa, não importa, todas são mulheres.
Nesse editorial, queremos prestar as nossas homenagens a todas as mulheres, ricas, pobres, pretas ou brancas,novas ou velhas, a você mulher a quem me curvo e as quais devemos tanto! Minha opinião de sertanejo do Seridó.
E-mail: francisquinhooseridoense@gmail.com

05 março 2008

EM ALGUMAS CIDADES DO ESTADO ESCOLAS REINICIAM ANO LETIVO SEM PROFESSORES E SEM CARTEIRAS.

A Secretaria de educação tem o período de férias para resolver todos os problemas das escolas, mas sempre retorna o período letivo com as mesmas deficiências dos anos anteriores.
A falta de professores para algumas disciplinas e de carteiras suficientes em todas as salas, são apenas alguns dos inconvenientes encontrados pelos alunos no primeiro dia de aula. Além da estrutura em péssimo estado, na maioria das escolas, a falta de segurança é mais um fator que preocupa.
A secretária Ana Cristina Cabral garantiu que em até 10 dias a situação será revertida. Afirmou ainda que já foi aberto processo licitatório para a compra de cerca de 40 mil carteiras.
Não é de se estranhar, caros leitores, que o nosso estado tenha um dos piores níveis educacionais do país, quando se avalia o ensino público, ficando em algumas avaliações em penúltimo lugar, vencendo apenas o estado de Alagoas.

03 março 2008

GOVERNO AUMENTA O SALÁRIO MÍNIMO EM 8,4%

O novo reajuste do salário mínimo concedido pelo Governo, é de 8%, o referido aumento entrou em vigor a partir do dia 1º de março de 2008.
A população que recebe um salário mínimo passará a receber R$ 412,40 o que segundo o próprio Governo, representa o dobro da inflação.
Cabe aqui um comentário, não que eu seja contrário a que o povo brasileiro ganhe mais e tenha cada vez mais, melhores condições de vida, não é isso, é que para mim fica cada vez mais claro que o Governo é mesmo populista, pensa tão somente em manter-se nas pesquisa com os melhores índices de popularidade, isso é bom para um País da dimensão do Brasil? Que precisa crescer com igualdade social, com distribuição de renda para que todos possam ter o seu próprio espaço no mercado formal e informal, volto a insistir, diminuindo principalmente aos estados e municípios, a classe empresarial, a carga tributária onde os gestores de estados e municípios possam gerir melhor suas administrações, dêem incentivos para o crescimento das indústrias gerando empregos principalmente a juventude, que sofre por dois motivos: a falta de educação estruturante que possa manter o jovem oito horas ocupado e dentro da escola, se capacitando em alguma profissão que o abilite para o mercado de trabalho. É preciso que o Governo pense assim, ou vamos continuar assistindo atônitos o crescimento acelerado da ignorância, do analfabetismo, da criminalidade, uma mudança por parte do legislativo do código penal brasileiro com penas severas ao tráfico de drogas. Esse é o Brasil que o povo sente o desejo de ter para viver com melhor qualidade de vida.
O Brasil não cresce nem se desenvolve nunca, com medidas populistas através das bolsas que a cada dia o Governo insiste em aumentar, tirando a condição do homem buscar o trabalho contribuindo quer na agricultura, ou no mercado formal, com mão de obra para o crescimento do Brasil.

01 março 2008

JORNAIS DO ESTADO E BLOGs, NOTICIAM SITUAÇÃO DA BERNARDO VIEIRA EM NATAL.

O que os jornais e blogs estão noticiando hoje em relação a Av. Bernardo Vieira, só confirmam o que o Blog OSERIDOENSE vem transformando em notícia a um ano atrás, quando já alertávamos que se as alterações fossem feitas como foram, muita gente perderiam suas vidas, sem falar no problema social e os transtornos causados a população.
Talvez se tivesse eu um espaço em um jornal, minhas críticas teriam sido mais lidas e ouvidas e a mídia cairia na realidade. Agora está sem jeito, não adianta mais chorarem o leite derramado. Minha opinião de sertanejo do Seridó.