06 abril 2010

DENGUE VOLTA A PREOCUPAR ÁREA DE SAÚDE NO SERIDÓ


Nossa reportagem fez contato por telefone com área técnica de endemias do estado e de Jardim do Seridó, para saber a situação não só de Jardim, mas de outros municípios do Seridó em relação à transmissão da doença.
Nesse período do ano é bem característico no estado e principalmente nas regiões distantes do litoral, onde as chuvas iniciam primeiro, surgirem notificações e até transmissão de Dengue na população.
Falamos com o Supervisor Geral da IV-URSAP de Caicó Francisco Batista, que nos confirmou já haver casos notificados da doença em alguns municípios do Seridó, alguns com casos já confirmados por laboratório, o que configura a transmissão, como são os casos de Jardim do Seridó, Parelhas e Florânia. Segundo Batista, um problema que se arrasta ao longo de muitos anos, é a falta de notificação por parte das SMS dos municípios, o que torna difícil que medidas técnicas sejam tomadas para evitar que a transmissão aconteça.
Por outro lado, a informação que tive do Coordenador de Endemias de Jardim do Seridó, Francisco das Chagas ( Galego ), é que realmente o município está com transmissão de Dengue, mas que todas as medidas pertinentes ao setor técnico foram tomadas desde o início, quando surgiu o primeiro caso sendo realizado bloqueios no entorno com equipamento costal de UBV, não sendo o suficiente para evitar a propagação da doença, onde foi solicitado a Regional de Caicó o equipamento pesado de UBV ( carro fumacê ), que já está em operação no município realizando o 3º ciclo dos seis ciclos previstos. Galego confirmou que a transmissão é localizada nos bairros Comissão e Baixa da Beleza, que 35 notificações foram realizadas até o presente, sendo 27 casos confirmados da doença no bairro Comissão e 4 na Baixa da Beleza.
Perguntado sobre as providências que estão sendo tomadas no município em relação aos casos de Leishmaniose Visceral (Calazar), Francisco argumentou que todas as providências estão sendo tomadas, onde fez isolamento de uma área para a realização de inquérito sorológico canino e em paralelo a isso, deverá já realizar borrifação em todos os imóveis no entorno do raio, para evitar assim que a doença possa ser transmitida a outras pessoas através da picada do mosquito Flebótomíneo, transmissor do Calazar.
Do Blog:
Olha, fica difícil para eu fazer esse comentário, pois tenho que separar até para os que me conhecem, Francisco técnico em saúde pública, conhecedor de todos esses problemas que são pertinentes a saúde da população e Francisco repórter que escreve para O Seridoense.
O fato é que transmissão de Dengue não é privilégio apenas de Jardim, sei das qualidades técnicas não só do Coordenador Galego, mas de maioria dos Agentes de Endemias que atuam em Jardim, até porque posso avaliá-los no momento em que enquanto responsável técnico de Jardim em tempos passados, foi a minha pessoa juntamente com alguns colegas de Caicó quem os capacitou para o desenvolvimento dessa função onde tenho o prazer de saber que o Galego meu amigo pessoal, pela sua capacidade técnica, hoje assume a Coordenação do meu município.
Acho e afirmo que em termos de endemias, Jardim está com bons técnicos e fazendo evidentemente dentro das condições oferecidas pelos gestores, um brilhante trabalho no controle dos vetores.

Nenhum comentário: