02 abril 2012

ESTUDO MOSTRA QUE BRASIL É O MENOS COMPETITIVO ENTRE OS EMERGENTES

SÃO PAULO - Entre os países considerados emergentes, o Brasil foi o que apresentou os custos empresariais menos competitivos. China, Índia, México e Rússia saíram na frente com mão de obra mais barata ou carga tributária menor, por exemplo. Este foi o resultado de um estudo recente da KPMG Internacional, que confrontou resultados de 14 países diferentes com pesquisas em 110 cidades ao redor do mundo. No Brasil, as informações foram coletadas em São Paulo e Belo Horizonte.

"Os níveis salariais brasileiros, incluindo o salário mínimo, estão significativamente acima daqueles de outros países com alto crescimento estudados, e a alta carga tributária também causa impactos no desempenho total do País", afirmou, em nota, Roberto Haddad, sócio da área de Tributos Internacionais da KPMG no Brasil. Apesar de ter custos que o aproximaram dos países desenvolvidos, como o Reino Unido, o Brasil foi o quinto colocado, entre os 14, na listagem de 2012 da consultoria.

A pesquisa, que usou os Estados Unidos como referência, apontou Reino Unido e Holanda como líderes de baixo custo entre os mercados desenvolvidos, tendo o primeiro 5,5% de vantagem em relação aos EUA e, o segundo, 5,3%. O Brasil, cuja vantagem competitiva chegou a 7% em relação aos EUA, ficou bem atrás de China e Índia, ambos com custos mais de 25% inferiores aos norte-americanos. O último classificado, com maior desvantagem em relação aos EUA, foi o Japão.

Os países com menor custo de produção foram China, no setor de manufatura, e Índia, no segmento de serviços. Além de impostos, mão de obra, serviços públicos e imóveis, o estudo analisou também questões demográficas, educação, infraestrutura e condições de trabalho.

O ranking da KPMG é liderado pela China, seguida por Índia (2.º), México (3.º), Rússia (4.º), Brasil (5.º), Reino Unido (6.º), Holanda (7.º), Canadá (8.º), França (9.º), Itália (10.º), Estados Unidos (11.º), Alemanha (12.º), Austrália (13.º) e Japão (14.º).
O Estadão

Nenhum comentário: