01 janeiro 2009

IPUEIRA COMO SEMPRE MUITO ORGANIZADA EM SUAS AÇÕES ADMINISTRATIVAS, GANHA SELO UNICEF.

Fico muito feliz em saber que minha cidade de Ipueira tão bela quanto é belo os seus habitantes, seja reconhecida mais uma vez pelo Selo UNICEF. Fico feliz, pois sou cidadão Ipueirense e gosto como ninguém daquele povo.
Quero nesse espaço, dá meus parabéns a todos os profissionais que fizera com que fosse merecida tamanha honraria, como também sou solidário a gestão desse município que gosto tanto.
Recebi da minha amiga, a poetisa Marli Nóbrega esse informe que quero aqui publicar na íntegra:

O município de Ipueira, inscrito pela segunda vez no Selo Unicef, teve a alegria de receber novamente a certificação citada. O Selo Unicef, município aprovado é "um reconhecimento internacional aos municípios do semi-árido brasileiro que conseguem através de políticas públicas melhorar a vida de crianças e adolescentes". Estivemos engajados na luta pela aquisição do Selo em 2006 e agora em 2008, tivemos a certeza do dever cumprido, mediante o bicampeonato. Nós, os mobilizadores municipais estivemos juntos nesse ideal de lutas e respeito à vida e ao meio ambiente e valorização da cultura, quando desenvolvemos ações voltadas à manutenção da vida através da prevenção do HIV/AIDS e sífilis (e da transmissão materno-infantil), da valorização do aleit amento materno exclusivo até 06 meses entre outros aspectos tão relevantes quanto. A gestão de políticas públicas preconizada pelo Selo advém dos direitos de crianças e adolescentes a vida digna, justa, saudável, educação, saúde, esporte, etc. Nosso trabalho norteou a preservação ambiental, quando sensibilizou a comunidade para os cuidados necessários com o meio ambiente. Na participação política de crianças e adolescentes no Orçamento Público, medidas cautelares foram sugeridas in loco para o fortalecimento da cidadania e garantia dos direitos estabelecidos no ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente. Nos aspectos relacionados ao esporte e Cidadania, ações foram desenvolvidas no intuito de resgatar o sentido de brincar, integrar equipes, grupos e times na luta pela inserção social através do esporte, que é também condutor de saúde e cidadania. A cultura afro-brasileira buscou identificar traços deixados por escravos e indígenas na nossa comunidade, norteando a valorização das heranças etnico-raciais. Todo o trabalho inclusive, perpassou pela linha da comunicação popular realizada através de um processo de valorização das falas populares que contaram fatos e histórias do nosso povo e da nossa gente. A solenidade de recebimento de Selo Unicef- edição 2008, ocorreu em Jucurutu, onde 10 municípios foram congratulados. Para nós, ipueirenses de coração, que defendemos nossa cidade pelo que ela representa para cada um de nós, fica a alegria de poder colocar um tijolinho na construção de um futuro melhor, promissor e, sobretudo, sustentável. Fica ainda a certeza de que sementes promissoras de bem aventuranças estão sendo semeadas e um dia, os frutos colhidos terão na boca de nossos filhos, netos, bisnetos o reconhecimento que se quer. Aproveitando, agradeço de coração o apoio que a articulação do Selo e em especial a Comunicação recebeu de todos os canais de comunicação procurados para a defesa do direito a voz para nossas crianças, adolescentes e, sobretudo, heróis (eles, sim, foram os heróis de verdade nessa vitória). Que no espírito do ano que se aproxima possamos continuar unindo forças, sonhos, lutas e ideais em prol do tricampeonato, 2010 vem aí...


Atenciosamente: Marli Nóbrega - comunicadora do Selo em Ipueira

Nenhum comentário: