25 maio 2009

NATAL CONTINUA SENDO A CAPITAL DA INDÚSTRIA DE MULTAS DE TRÂNSITO

A R T I G O:
Meus amigos, vejo hoje uma entrevista no Jornal Nominuto.com, do Secretário Municipal de Transporte e Trânsito Urbano de Natal Kelps Lima, que mostra muitas coisas negativas, como despreparo no exercício da função, insegurança e acima de tudo, a continuidade da ganância em arrecadar muito dinheiro aos cofres da prefeitura, como se isso o trouxesse benefício próprio e garantisse ao mesmo o apadrinhamento da Prefeita Micarla na continuidade sua a frente da STTU de Natal.
Esse blog tem sido o tempo todo, um espaço crítico desde o início da reformulação da Av. Bernardo Vieira, mostrando que tudo que um arquiteto e um engenheiro estavam planejando e executando para aquela avenida era coisa de louco, mostrei antes em matérias que postei, que estão nos arquivos do nosso blog quando eu falava que não ia demorar muito para acontecer acidentes com vítimas fatais, o que não demorou muito quando logo após a inauguração, uma senhora foi atropelada e morta.
Com todas as deficiências e seqüelas surgidas com essa reforma, criou-se outro atenuante a mais, que é a indústria da multa em razão de tudo de errado na avenida.
O secretário da STTU, reconhece que nos últimos cinco primeiros meses de 2008, foram registradas 24.869 multas e já em 2009 62.140, ou seja, um aumento de 250%.
Se isso está acontecendo, tem de ter algo errado, ou somente a palavra da corte está sempre com a razão? e isso não pode ser atribuído tão somente aos motoristas que trafegam e utilizam aquela via de acesso a zona norte de Natal.
Aí o secretário Kelps Lima vê como algo insignificante, sem muita importância eu diria, quando diz que no mês de abril de 2009, só foram registradas 8.400 multas. Kelps ainda questiona, com a provável possibilidade de Natal sediar a copa do mundo,”Que cidadão agente quer apresentar ao mundo em 2014?.”
Olha, o certo é que Natal a cada dia, a cada gestão municipal se transforma na maior indústria de faturamento e arrecadação, que são as multas de trânsito.Também não consigo entender porque a STTU coloca nas multas a condição para o cidadão apresentar defesa, se a maioria delas não são sequer discutidas em audiências que poderiam serem agendadas com o usuário, antes que o mesmo fosse taxado de infrator e aí ficam essas multas apenas com uma defesa por escrito submetidas apenas ao julgamento de quem tem mais interesse em faturar aos cofres públicos.
Entendo também que com esse posicionamento radical da STTU em relação a cidadania, perde o cidadão honesto que não tem uma defesa justificada quando não se configurar a intenção de infringir a Lei e perde a STTU em distingui o verdadeiro infrator.
Essa é a nossa opinião.

Nenhum comentário: