01 outubro 2007

PROGRAMA DE SAÚDE CONTRA TURBECULOSE E PLANO REGIONAL DE SAÚDE MENTAL MOVIMENTA JARDIM DO SERIDÓ

A Campanha de Combate à Tuberculose e a implantação do Plano Regional de Saúde Mental ocuparam os moradores de Jardim do Seridó durante esta semana. Os programas tiveram início na última terça-feira, e se estenderam até a quinta-feir. Segundo o secretário de saúde, Ranieri Ronaldo, a intenção é levar a população os meios de prevenção à tuberculose e identificar os já contaminados, além de fornecer apoio e medicamentos aos doentes mentais.
O combate à Tuberculose foi coordenado por uma equipe de enfermeiros e médicos, enquanto o direcionamento contra as doenças mentais ficou a cargos de psicólogos. A divulgação das campanhas foi feita nos PSFs (Programa Saúde da Família) da cidade, sendo três na zona urbana e um na zona rural. De acordo com Ranieri, foram realizadas oficinas com palestras, exames laboratoriais, distribuição de medicamentos, além de levar entendimento aos que sofrem de doenças psíquicas.
O secretário explica que o quadro da tuberculose no município não é alto, mas já houveram alguns casos registrados há algum tempo atrás. Então o objetivo seria precisamente evitar que isso se repetisse e erradicar de vez a doença. "Não temos muitas pessoas infectadas em Jardim, mas também não queremos ter. Nossa pretensão é justamente prevenir, evitar que novas pessoas adquiram a doença", explica. A próxima etapa é realizar um acompanhamento com a população, principalmente os infectados, para que o quadro possa melhorar. "Nós ainda não recebemos os medicamentos porque não temos as estatísticas. Agora vamos passar os números ao Laboratório Central da Secretaria de Saúde e as equipes trarão os equipamentos e remédios necessários para o combate às doenças", acrescenta o secretário.
Terminou ontema Semana de Combate ao Fumo, que, na verdade, se estendeu durante as últimas três semanas. O evento foi praticamente como os outros: realização de palestras para conscientizar a população dos efeitos colaterais do tabagismo, principalmente nas escolas, procurando atingir mais a classe jovem. A Prefeitura se responsabilizou pelos gastos com os profissionais da saúde, enquanto o Ministério e a Secretaria enviaram os panfletos e informes para divulgação da campanha.

Nenhum comentário: