24 agosto 2007

Saiba mais sobre a Poliomielite

A poliomielite é conhecida desde a pré-história. Em pinturas do antigo Egipto já aparecem figuras com membros flácidos atrofiados típicos da doença.
O
Imperador romano Claudius foi paralisado na infância numa das pernas, enquanto o Presidente dos EUA Franklin Delano Roosevelt contraiu a doença em 1921 e foi forçado à cadeira de rodas como resultado.
A primeira descrição médica da doença foi feita por
Jakob Heine em 1840 enquanto Karl Oskar Medin foi o primeiro a estudá-la seriamente em 1890, o que levou à sua denominação alternativa, doença de Heine-Medin.
A
OMS em 1988, no seguimento da erradicação do vírus da varíola, estabeleceu o objectivo de através de campanhas de vacinação erradicar o poliovirus do planeta até ao ano 2000.
É mais comum em
crianças ("paralisia infantil"), mas também ocorre em adultos, como a transmissão do poliovírus "selvagem" pode se dar de pessoa a pessoa através de contato fecal - oral, o que é crítico em situações onde as condições sanitárias e de higiene são inadequadas. as transmisões são atraves do sexo e pelo beijo na boca. Crianças de baixa idade, ainda sem hábitos de higiene desenvolvidos, estão particularmente sob risco. O poliovírus também pode ser disseminado por contaminação fecal de água e alimentos.
Todos os doentes, assintomáticos ou sintomáticos, expulsam grande quantidade de virus infecciosos nas fezes, até cerca de três semanas depois da infecção do individuo.
Os seres humanos são os únicos atingidos e os únicos reservatórios, daí a vacinação universal poder erradicar essa doença completamente.
A única medida eficaz é a vacinação. Há dois tipos de vacina: a
Salk e a Sabin.

Nenhum comentário: