03 novembro 2008

PERMANECE SUSPENSA A VENDA DO ACOMPLIA (PILULA ANTI-BARRIGA) EM TODO O MUNDO

O laboratório Sanofi-Aventis suspendeu as vendas do medicamento Acomplia (rimonabanto) em todo o mundo. A ação foi tomada depois que a agência reguladora de medicamentos da Europa, a European Medicines Agency (EMEA), recomendou a retirada do medicamento nos países da União Européia . O motivo da retirada é que esta agência chegou à conclusão de que os benefícios do Acomplia não compensavam os riscos aos quais os pacientes eram submetidos.
De acordo com estudos, pacientes que utilizaram o medicamento tiveram o dobro de risco de desenvolver problemas psiquiátricos, como ansiedade e depressão, comparado àqueles que não utilizaram o produto.
A venda de Acomplia no Brasil, iniciou-se este ano, embora o produto já tivesse registro da vigilância sanitária (ANVISA) desde 2007. Os pacientes que atualmente são tratados com o Acomplia deverão parar de usar o produto imediatamente e consultar seu médico
para que este prescreva um substituto para o tratamento. A ANVISA também informa que os profissionais de saúde não devem mais receitar o medicamento a seus pacientes. Além disso, a Anvisa orienta aos profissionais de saúde que notifiquem à agência sobre os possíveis casos de reação adversa causada pelo medicamento, por meio do Notivisa. Mais informações estão disponíveis no site da Sanofi-Aventis: www.sanofiaventis.com .

Nenhum comentário: