29 agosto 2007

12 Bairros e 4 conjuntos terão redução de 50% na tarifa de água em Natal.

O pedido foi formulado pelo Ministério Público Estadual e atendido pela juíza Vanessa Lysandra Fernandes Nogueira, substituta na 1ª Vara da Fazenda Pública. A CAERN terá 30 dias para reduzir as tarifas de água, dos bairro afetados pela contaminação, em 50 % até que a contaminação seja eliminada da água fornecida. Nas contas deverão vir o valor real e o valor com o desconto, além do aviso que este será provisório.
A contaminação por nitrato se dá pela falta de saneamento básico, pois residuos organicos em deconposição provocam a nitrificação do N-amoniacal produzindo assim íons de nitrato os quais entram em contato com a água dos lençois freaticos contaminando-a. É resistente e não desaparece com a fervura ou filtragem da água. O longo periodo de contato do organismo com altas doses de nitrato pode provocar doenças como a metemoglobinemia, ou síndrome do bebê azul, problemas gastrointestinais e o câncer.
Os bairros que estão com a água contaminada por nitrato são: Lagoa Seca, Dix-Sept Rosado, Quintas, Bairro Nordeste, Alecrim, Potilândia, Nova Descoberta, Morro Branco, Lagoa Nova, Nazaré, Bom Pastor, Felipe Camarão, Cidade Nova, além dos conjuntos Pirangi, Jiqui, Gramoré e Pajuçara.

Nenhum comentário: