07 setembro 2007

CAICÓ - Capital do Seridó!



Distante 269 quilômetros da Capital do RN, o município de Caicó localiza-se na periferia da serra da Borborema, na microrregião do Seridó Ocidental. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sua população em 2005 era estimada em 60.988 habitantes.
O município possui vários açudes, sendo o Itans o mais importante, com capacidade para 81 milhões e 750 mil metros cúbicos de água. Tem importantes riquezas naturais espalhadas por todo o seu território. A Serra da Formiga, rica em minério de ferro, é um significativo atrativo turístico. Rios, pedras, grutas e serras, como a Serra de São Bernardo, a Serra da Formiga, a Serra da Caridade e a Pedra da Baleia, são cenários perfeitos para o Rapel, Escalada, Rali de motos, Mountainbike, Acampamentos, Trilhas e Trekking.
Caicó carrega o título de “terra do bordado”, se sobressaindo internacionalmente pela qualidade de seus bordados feitos a mão e as rendas de bilros. Depois de correr, passear e se extasiar com tanta beleza, é hora de provar a extraordinária carne-de-sol e os queijos de manteiga e coalho, além dos deliciosos doces e biscoitos caseiros.
Em fevereiro, a cidade de Caicó torna-se o destino da imensa maioria de foliões e adeptos dos eventos festivos sendo que durante o “Carnaval em Caicó” tudo se volta para o sucesso do evento, que é hoje consolidado como um dos melhores do Estado do Rio Grande do Norte com participação estimada de oitenta a cem mil pessoas durante o período, com a característica única de ser um evento com grandes atrações e imenso público porém realizado sempre em ambiente saudável, seguro e muito alegre, não se registrando atos que causem insegurança ou atentem contra o bem estar dos participantes.
No mês de julho se concentra nas comemorações da festa da padroeira, Nossa Senhora de Sant’Ana. A festa de Sant’Ana, como é conhecida, mistura o profano com o sagrado, atraindo pessoas de todos os lugares da região e do Estado, além de trazer conterrâneos de todas as partes do país, reunindo-os numa grande confraternização, destaque para os shows de bandas regionais e nacionais na Ilha de Sant’Ana e nos clubes da cidade.
Na cultura caicoense, destaca-se a Irmandade dos Negros do Rosário, criada em 1771, que até hoje comemora seus rituais com uma coreografia toda própria, utilizando lanças e danças tribais ao som de tambores seculares.
Próximo destino será Carnaúba dos Dantas!!!!

Nenhum comentário: