24 agosto 2009

GOVERNO NEGOCIA POLÍTICA PERMANENTE DE REAJUSTE DAS APOSENTADORIAS

Os ministros da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Dulci, e da Previdência, Fernando Pimentel, se reuniram novamente nesta segunda-feira com as centrais sindicais para tentar chegar a um acordo para reajustar as aposentadorias com valor acima do salário mínimo (R$ 465,00) com percentuais maiores do que o índice de inflação.

No encontro, os dois lados acertaram negociar a criação de uma política permanente de reajuste para os benefícios acima de R$ 465,00.

Inicialmente, o governo fará uma proposta de aumento para 2010 e 2011. Para os anos seguintes, seria criada uma mesa de negociação formada por ministros e representantes dos trabalhadores para calcular os índices de reajustes futuros.

No dia 12, o governo havia se reunido com os sindicalistas para tratar da questão, mas não apresentou nenhuma proposta e a reunião foi remarcada para esta segunda-feira. Apesar de chegarem a um acordo para a elaboração de um mecanismo de reajuste permanente, os sindicalistas e os ministros não acordaram sobre os percentuais a serem aplicados nos benefícios. Por isso, uma nova reunião foi marcada para terça-feira.

Em troca do reajuste acima da inflação para as aposentadorias com valor acima do salário mínimo, o governo quer o compromisso das centrais para derrubar pelo menos duas propostas que tramitam no Congresso. Uma delas trata do fim do fator previdenciário e a outra garante que todos os reajustes dados para o salário mínimo sejam aplicados nas aposentadorias, independente do valor. As informações são do G1.

Nenhum comentário: