18 setembro 2009

NÚCLEO DE ENTOMOLOGIA DA SESAP, FORMA NOVA TURMA DE LABORATORISTA


Clik na foto para aumentar
O Núcleo de Entomologia do Rio Grande do Norte NERN, está instalado com seu laboratório entomológico na sede da IV- URSAP de Caicó, formando mais uma turma de laboratoristas que irão atual em seus municípios, identificando as mais diversas espécies de insetos como por exemplo, o mosquito transmissor da dengue. Com isso, o trabalho de laboratório irá acontecer de forma mais descentralizada, ficando descongestionado os laboratórios das URSAPS no estado.
O NERN é de fundamental importância para a estruturação dos programas endêmicos do estado e contribui para a saúde preventiva da população no que se refere às doenças endêmicas.
Apesar da SESAP, com a descentralização da FUNASA não ter incorporado o NERN, o mesmo sobrevive em situação precária nas instalações do próprio prédio da FUNASA sem receber do governo do estado através da SESAP, nenhum apoio ainda que seja para sua própria instalação. Mesmo assim, continua aos trancos e barrancos sobretudo com a vontade de seus técnicos, formando profissionais em saúde pública.
A responsabilidade do laboratório de entomologia do RN, é da entomologista Arlinete, que conta com uma equipe da mais alta experiência nos exames, nas pesquisas e identificações das mais diversas espécies vetoriais.
O curso em Caicó está sendo ministrado pelas técnicas Arlinete e a professora Judite, ambas do quadro funcional da FUNASA e descentralizadas para a SESAP.

Nenhum comentário: