24 fevereiro 2012

MORRE O CANTOR PERY RIBEIRO, AOS 74 ANOS

Cantor fez a primeira gravação de 'Garota de Ipanema' - Divulgação
RIO - Cantor e guardião da memória dos pais, o compositor Herivelto Martins e a cantora Dalva de Oliveira, Pery Ribeiro morreu na manhã desta sexta-feira, 24, aos 74 anos, de enfarte, em Niterói, Rio de Janeiro. Ele estava havia 30 dias internado para tratar de uma endocardite.

Pery entrou para a história da música brasileira por ter feito a primeira gravação, em 1963, de Garota de Ipanema, maior sucesso de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Acompanhado de sua mãe, participou, aos três anos de idade, das dublagens da animação A Branca de Neve e Os Sete Anões, como o anão Dengoso. Dalva de Oliveira fazia a voz da protagonista.

O artista também fez participações no cinema, como em Berlim da Batucada, de Luís de Barros, em 1944. Compositor e escritor, foi autor de Não Devo Insistir, música gravada por Dalva de Oliveira em 1960, ano em que gravou seu primeiro disco.

A série que retratou a vida de seus pais, Dalva e Herivelto - Uma Canção de Amor, exibida na TV Globo em 2010, foi baseada em livro escrito por Pery Ribeiro - Meus Dois Amores, de 2006.

Mudou-se para os Estados Unidos em 1998 para divulgar a música brasileira no exterior. Seu último disco, Cores da Minha Bossa, foi lançado em 2006.
O Estadão

Nenhum comentário: