18 janeiro 2008

ATÉ ABRIL, NORTE E PARTE DO NORDESTE TERÃO CHUVAS ACIMA DA MÉDIA, PREVÊ INMET

Em reunião ontem (17) para reavaliar as previsões sobre chuvas até o mês de abril, representantes do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) e do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) informaram que o índice ficará acima da média na Região Norte e nos estados do Ceará, Maranhão, Piauí (litoral), Rio Grande do Norte e em parte da Paraíba.
Segundo o metereologista Mozar Salvador, do Inmet, foram analisados a temperatura da água do mar e alguns modelos de previsão. "Para o estado do Rio Grande do Sul, a tendência é de chuvas um pouco abaixo da média no período", acrescentou.
Devido à chegada de frentes frias, disse, algumas regiões como o sul da Bahia e o norte de Minas Gerais deverão apresentar precipitações um pouco abaixo da média. Nas demais regiões, a média deverá ser mantida.
"São Paulo e Rio de Janeiro já estão em um período muito chuvoso e dizer que eles estão dentro da média significa que nós teremos as tempestades ocasionais, como sempre ocorre nesse período. Nada fora do padrão", explicou Salvador.
As estatísticas apontam também para temperaturas altas em quase todo o país neste verão, à exceção de algumas áreas isoladas na Região Norte. Já na Região Centro-Oeste e na Sudeste, segundo o meteorologista, a temperatura ficará cerca de dois graus acima da média.

Nenhum comentário: