21 janeiro 2008

FRANCISCO OLIVEIRA COORDENADOR DO CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES DIZ QUE ESTÁ TUDO SOBRE CONTROLE E ORIENTA A POPULAÇÃO.

Click na imagem para ampliar
Como foi amplamente divulgado pela mídia a passagem mesmo que rápida por Caicó, de uma pessoa com provável suspeita de Febre Amarela, fato já descartado segundo informações da Secretaria de Saúde Pública do Estado, mesmo assim o Coordenador do CCZ está tomando todas as providências necessárias com relação a prevenção de que possa surgir pessoas com suspeita tanto de Dengue, quanto de Febre Amarela. Para isso, nessa sexta feira ( 18 ) solicitou da IV URSAP operação de UBV ( carro fumacê ) para o bairro Boa Passagem, como forma de Bloquear e eliminar os prováveis mosquitos infectados naquele bairro. Em seguida, retirou de todas as zonas de trabalho os Agentes de Endemias para uma reunião emergencial, concentrando-os na Boa Passagem a partir dessa segunda feira, realizando um tratamento focal em 100% dos imóveis, seguido de eliminação de todos os depósitos a céu aberto encontrados na área trabalhada. Faltando alguns acertos, estamos também provavelmente nesta terça feira, iniciando um movimento com os Agentes do PSF, Enfermeiros de Unidades de Saúde, vamos Vê a possibilidade do Secretário de Obras nos dá apoio com caçambas para retirarmos lixos acumulados nos Bairros, Boa Passagem, Darci Fonseca, Vila do Príncipe e Recreio.
Francisco Oliveira disse ainda, que a rapidez com que foi atendida a paciente e encaminhada para Natal, é fruto do trabalho de uma boa parceria do CCZ e da Epidemiologia, que em uma ação rápida buscou soluções concretas para a situação e diz que é assim que funciona, com o fluxo rápido nas informações tanto pelos hospitais, quanto pelas unidades de saúde através de seus profissionais.
Francisco Oliveira faz alguns alertas a população de Caicó: primeiro observem e acompanhe o trabalho que está sendo realizado na sua casa pelo Agente de Endemias,verifique se o mesmo está realizando bem o tratamento, se está subindo em sua caixa d’água, se está principalmente eliminando os depósitos que contenham a presença da larva do mosquito e perfurando os pequenos depósitos que possam acumular água no quintal de sua casa. O Coordenador alerta ainda que as vacinas só estão disponíveis a pessoas que comprovadamente viajam as áreas de risco. É importante nesse momento a ajuda de todos, da grande parceira, a mídia, das instituições, das Igrejas, da sociedade organizada no sentido de divulgarem que mais importante que tomar vacina nesse momento, é cada um em sua casa, contribuir para eliminar o Aedes Aegypti dos seus depósitos, essa é a grande vacina, pois se não tivermos em Caicó a presença do vetor, evidentemente não há como nos preocuparmos com dengue ou mesmo Febre Amarela. É preciso cuidados, pois nós temos índices em Caicó considerados altos em alguns bairros da cidade, que foge ao nosso controle, no momento em que necessitamos da conscientização dessa população que convive com esses índices, no sentido de nos ajudar na eliminação e no cuidado com a limpeza nos seus quintais para não permitirem acúmulo de depósitos que venham juntar água de chuva nesse período do ano, adiverte.

Nenhum comentário: