13 janeiro 2008

FEBRE AMARELA VOLTA E PREOCULPA AUTORIDADES DE SAÚDE NO BRASIL.

A febre amarela que na sua forma urbana foi erradicada no Brasil em 1942 e após 65 anos, volta fazendo vítima fatal no estado de Goiás.
O Ministro da Saúde reafirmou em suas entrevistas, que não há motivo para pânico há população. Vamos torcer que o Ministro tenha razão e que esse óbito seja o primeiro e o último, que as autoridades sanitárias consigam agir rápido evitando a propagação dessa virose nos demais estados.
Entendo que o ressurgimento da febre amarela no Brasil, tenha surpreendido as autoridades e o próprio Ministério da Saúde, que apesar da descoberta da vacina onde imuniza a pessoa por dez anos, o Brasil certamente não dispõe do número de vacinas o suficiente para imunizar hoje toda a população brasileira e que certamente o Governo deverá liberar recurso para que em breve isso possa acontecer a exemplo da vacina contra a poliomielite.
Apesar de tudo, devemos ficar todos em estado de alerta, pois mesmo com os cuidados que estão sendo tomados pelo MS, sabemos que o risco de disseminação existe, uma vez que em quase todos os estados brasileiros existe a presença do vetor transmissor que é o Aedes Aegypti.
Eu não acredito que nesse País ainda exista uma só pessoa que não viu ou ouviu falar o que é a Dengue e suas conseqüências, mesmo assim, o trabalho que se faz, as medidas que se tomam não foram até agora suficientes para receber da população o apoio, a adesão no combate dentro de seus domicílios do vetor transmissor da Dengue e da febre amarela. A Dengue vem ceifando muitas vidas no Brasil, mas apesar de não existir vacina, nem um tratamento específico, que por sua característica de manifestação na maioria dos casos na forma benigna, mesmo assim, está morrendo um número de pessoas relativamente alto quando contraem a forma grave da doença.
O seridoense tem uma visão muito clara do risco que corremos e orienta a todos, para observarem seus depósitos com água e uma vez por semana, ao encontrarem a presença de larvas ( martelos ) nas águas, eliminem, escovem as paredes dos depósitos para que os ovos que tem o poder de permanência de aproximadamente 450 dias para em contato com a água eclodirem se transformando em mosquito adulto, somente assim, estaremos todos contribuindo para o controle do vetor em nosso País.
O que era apenas uma suspeita, foi confirmado pelo MS: “ lamentavelmente, o paciente foi a óbito em função da febre amarela,” afirmou o Secretário de Saúde do DF, José Geraldo Maciel.
Morando em Brasília, Graco Carvalho Abubákis, teria contraído a doença na cidade de Pirenópolis, no estado de Goiás. Em Mogi das Cruzes ( SP ), outra pessoa suspeita de febre amarela: a aposentada morreu na quinta feira passada (10) depois de passar alguns dias em Goiás, onde visitou parentes. Imaginem se algumas dessas pessoas que se deslocaram de Goiás para outros estados portando essa virose, forem picadas por Aedes Aegipti, estaria eminente o risco de haver uma maior transmissão da doença de pessoa para pessoa e de avançar para outro estados.
Fica também muito claro, que as pessoas não dão nenhuma importância ao trabalho que vem sendo realizado no controle da Dengue nos últimos anos. Como a febre amarela é uma doença grave e que poderá levar uma pessoa a óbito em até 12 dias, corre todo mundo ao mesmo tempo aos postos de saúde na busca da vacina.
Fica aqui um alerta: ao invés de buscar vacinas, vamos nos preocupar com a prevenção, tirando de dentro de nossas casas o mosquito transmissor, essa é a grande vacina. Minha opinião.

Nenhum comentário: