14 julho 2009

CAPS 3 DE CAICÓ FOI INAURADO HOJE (14)


Foi inaugurado hoje finalmente, o Centro de Atenção pisicossocial CAPS 3 de Caicó, onde estiveram presentes autoridades dos três níveis de governo, prestigiando assim a solenidade de inauguração,como também autoridades de saúde de vários municípios do seridó.
O CAPS hoje é uma realidade no país, onde mesmo timidamente os municípios começam a aderirem a essa nova forma de tratar o portador de transtorno mental, dando ao mesmo e a sua família a oportunidade de proximidade e de ressocialização junto a sociedade.
Acaba portanto, a forma para uns mais arcáica de tratamento do paciente mental, quando do internamento e até de confinamento, sendo muitas vêzes esquecidos pela própria família. Hoje apezar de ter a figura do médico psiquiátra, o paciente recebe o acolhimento onde psicólogos, assistente social examinam o quadro e somente se necessário, esse paciente em surto pode ser ou não encaminhado para um hospital do SUS.
O Secretário de Saúde de Caicó Nildson Dantas, usou da palavra, ressaltou as dificuldades do passado e o esforçodo Deputado Vivaldo Costa na luta que teve para criar o Hospital psiquiátrico de Caicó, não permitindo que seus conterrâneos tivessem que receber tratamento em Natal. Nildson resaltou a importância do CAPS e do esforço da Secretaria de Saúde junto com todos na luta para a concretização do CAPS de Caicó.
Estiveram presentes os Coordenadores Nacional, Estadual e Municipal de saúde mental,onde todos falaram da importância do CAPS para Caicó. Apezar de ser notado a ausência do Deputado Vivaldo, do Prefeito Bibi, vários vereadores compareceram ao evento e o único prefeito presente, foi Francisco de Parelhas.

Nenhum comentário: