07 julho 2009

OFICIALMENTE A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAICÓ NÃO RECEBEU NENHUM BOLETIM DA SESAP CONFIRMANDO CASO DE FHD EM 2008.

Em 2008 a Secretaria Municipal de Saúde de Caicó notificou no seu sistema de notificação e agravo SINAN, 320 casos onde após resultados de exames sorológicos realizados pelos pacientes através da IV URSAP, 65 casos foram positivos para dengue clássica havendo uma suspeita de Febre Hemorrágica do Dengue FHD que foi a óbito, mas que a Epidemiologia da SESAP até então não havia fechado esse caso, portanto não havendo informações concretas até o presente, para que a Secretaria Municipal de Saúde de Caicó pudesse passar essa informação a imprensa e a população.
No mesmo ano de 2008, somente no bairro Walfredo Gurgel foram notificados 21 casos de dengue clássica, com essa suspeita de FHD. Apesar desse caso específico não ter passado como notificação pela SMS de Caicó, o que é uma deficiência, reconhece o Coordenador do Centro de Controle de Zoonoses Francisco Oliveira, mesmo assim foi informado por sua equipe de campo e de imediato determinou que suspendesse o tratamento ora realizado pelos Agentes de Endemias em todos os bairros da cidade, concentrando todos no bairro Walfredo Gurgel, onde foi realizado o que chamamos de bloqueio, sendo tratado em duas semanas todas as unidades domiciliares e todos os depósitos que continha água, como também a eliminação de depósitos inservíveis. Logo após esse trabalho, realizamos a maior mobilização e mutirão no bairro onde envolvemos toda mídia e sociedade organizada no sentido de conscientizar a população no sentido de ajudar no combate e na prevenção na formação de novos focos.
Em 2009 estamos com um índice de infestação ( presença do mosquito ) nas residências de 8,2%, onde no bairro Walfredo Gurgel o índice vem permanecendo em torno de 16,6% no quadrimestre, baixando agora em junho para 12,8% o que é considerado um índice alto necessitando de maior atenção por todos, principalmente pelos moradores que após o período chuvoso, deverão eliminar toda a água acumulada das chuvas para evitar a continuidade de proliferação dos mosquitos.
Apesar da Secretaria Municipal de Saúde ter notificado em 2009 apenas 15 casos todos negativos, isso mostra que nesses três últimos anos estamos avançando e no caminho certo reconhecendo os limites de dificuldades, porém não podemos baixar a guarda e que muita coisa precisa ser feita. Existem muitas sucatas e nelas estão contidos muitos depósitos com acúmulo de água o que garante o ressurgimento de novos focos, pretendemos realizar um trabalho de UBV ( FUMACÊ ) em todas, mas para isso é necessário que os proprietários também façam sua parte eliminando esses criadouros de mosquito.
Como se não bastasse, existem umas piscinas expostas em várias ruas da cidade acumulando água, já mantivemos contato com o proprietário, já acionei a vigilância Sanitária, o mesmo se comprometeu em resolver o problema, só que após a última chuva que aconteceu a quinze dias, pedi para minha equipe verificar, principalmente a que fica em frente a casa de Dr. José Fernandes continha um foco de mosquito muito grande, nos obrigando a realizar um trabalho que de competência do proprietário. Tudo isso torna difícil nosso trabalho concluiu Francisco Oliveira.

Nenhum comentário: