17 julho 2009

GRIPE SUÍNA: DESAFIO AGORA É ORGANIZAR A REDE DE SAÚDE, DIZ TEMPORÃO

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou hoje (17) que o grande desafio em relação à influenza A (H1N1) - gripe suína, neste momento, é organizar a rede de saúde para atender as pessoas de forma adequada e não sobrecarregar o atendimento.Ele recomenda que quem estiver com sintomas suspeitos da gripe procure postos de saúde e não os hospitais. A intenção é não sobrecarregar essas unidades, que devem tratar casos confirmados e que precisem de internação.“O grande desafio agora é organizar a rede para atender bem as pessoas, principalmente as que necessitam de internação. Atendê-las adequadamente, tratá-las e impedir o óbito”, disse Temporão, após se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para atualizá-lo sobre a incidência da gripe suína no Brasil.Segundo ele, o momento agora é de “bom senso e paciência” e a expectativa é de que com o final do inverno e o conseqüente aumento das temperaturas a situação melhore.“Não podemos impor limites ao direito das pessoas de serem atendidas. Isso coloca um peso grande sobre a rede de serviços e pode ocorrer demora. Nesse momento, é preciso bom senso e um pouco de paciência, mas vamos ultrapassar este período”, comentou o ministro.Ele reafirmou que a população deve ficar tranqüila e que há recursos suficientes para as ações de combate à doença. Temporão lembrou que no Rio Grande do Sul, onde a situação é mais delicada devido à fronteira com a Argentina, o trabalho de prevenção e combate já é feito em parceria com as Forças Armadas e a Polícia Rodoviária Federal.Ontem (16), o ministro da Saúde informou que o vírus Influenza H1N1 circula no Brasil. A circulação foi constatada após a confirmação da primeira "transmissão sustentada", ou seja, um paciente que não teve contato com pessoas contaminadas contraiu a doença. O Brasil já tem 11 mortes confirmadas por gripe suína.O ministro informou que todas as estratégias de controle da doença foram tomadas há três semanas, e a rede de hospitais está integrada para monitorar todos os casos.Temporão lembrou que sete países estão em situação de transmissão sustentada da gripe suína: Estados Unidos, México, Canadá, Argentina, Chile, Austrália e Reino Unido.
DO BLOG O SERIDOENSE:
Nada contra as precauções tomadas em relação a gripe, mas aqui no Brasil, a mídia e a população sempre ocupam um assunto com outro, esquecendo rápido fatos importantes que muitas vezes não podem ser esquecidos.
Como exemplo,cito a questão do DENGUE, que apesar de está silencioso a transmissão da doença, mas os índices de infestação do vetor transmissor estão aí se reproduzindo nas residências, o que poderá quando menos se esperar surgir pessoas contraindo o viros, onde teremos o início de mais uma transmissão que já fez tanta vítima no Brasil.

Nenhum comentário: