04 julho 2009

SARNEY VAI DEMITIR AGACIEL IMAGINEM PORQUE!

O procedimento decorre do resultado da sindicância que acusou a dupla de ser responsável pela ocultação de atos administrativos do Senado.

Acusados de dois crimes –improbidade a prevaricação—Agaciel e Zoghbi devem ser demitidos ao final do processo administrativo. Por justa causa.

Em privado, o primeiro-secretário Heráclito Fortes (DEM-PI) diz aos colegas que a demissão de ambos tornou-se, além de necessária, inevitável.

Agaciel reinara no Senado por 14 anos. Nomeara-o diretor-geral, em 1995, o mesmo Sarney que agora abre contra ele o processo que desaguará na demissão.

Havia sido exonerado da direção-geral em março, quando veio à luz a informação de que ocultura a posse de uma mansão avaliada em R$ 5 milhões.

Zoghbi tornara-se diretor-de Recursos Humanos por obra e graça de um senador do grupo de Sarney, Edison Lobão, hoje ministro das Minas e Energia.

Deve ser mandado ao olho da rua antes de Agaciel. Já tem contra si um outro processo.

É acusado patrocinar um esquema de intermediação de empréstimos a servidores do Senado.

No caso dos atos administrativos secretos, a sindicância do Senado não apontou o envolvimento de senadores. Diz o texto da comissão a certa altura:

"[...] Merece destaque o fato de que os servidores ouvidos foram unânimes em dizer que, em momento algum, receberam ordens de quaisquer parlamentares".

Segundo o documento, de dez pessoas ouvidas na sindicância, 8 responsabilizaram Agaciel e Zoghbi pela não publicação de 663 atos.

Curiosamente, muitos desses atos serviram para nomear amigos e parentes de senadores. Entre eles pessoas ligadas ao próprio Sarney.

Além das apurações feitas no Senado, a encrenca da burocracia clandestina é investigada em inquérito da Polícia Federal, sob supervisão do Ministério Público.

Sarney leva Agaciel à fogueira duas semanas depois de ter participado, na condição de padrinho, da cerimônia de casamento da filha de seu ex-diretor-geral.

Age premido pelas circunstâncias. Seu pupilo tornou-se símbolo da era de desmandos do Senado. Sob fogo cruzado, Sarney foi empurrado para uma situação do tipo ‘ou ele ou eu’.ou eu’.

Nenhum comentário: