18 novembro 2007

BLOG OSERIDOENSE PRESTA SERVIÇO


O Centro Reprodutivo do Alecrim, conta com o CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento, onde se realiza testes grátis de HIV / Aids. Mas a procura pelo serviço é pequena. A diretora da unidade, Maria do Carmo, se mostra preocupada: “Enquanto num CTA de Sergipe são realizados cerca de 7 mil testes por mês, aqui atendemos uma média de apenas 70 pacientes no mesmo período. A população ainda não sabe a importância do exame”, conta.
“São poucas pessoas que têm conhecimento da existência do serviço. Hoje você pode e deve fazer o exame, pois mesmo sendo portador do vírus, se houver um acompanhamento médico adequado, existe a possibilidade da doença não se desenvolver. Aqueles que desconhecem sua situação sorológica, além de não se tratar, podem colocar em risco a saúde de outras pessoas”, ressalta o secretário estadual de saúde pública, Adelmaro Cavalcanti.
Já para as gestantes, a realização do teste é ainda mais importante. Quando o exame é feito com antecedência, em 98% dos casos se consegue impedir a transmissão do vírus para o bebê. “Portanto, as mulheres que forem portadoras do HIV, se tiverem o diagnóstico e tratamento adequado durante a gestação, e depois do parto o bebê receber a medicação certa, ele ficará protegido do vírus”, explica a coordenadora do Programa Estadual de DST / Aids, Celeste Rocha.

Exame
O cidadão que desejar fazer o teste HIV sem requisição, de livre e espontânea vontade, basta procurar o CTA, de 7h às 12h e de 14h às 17h, na Rua Fonseca e Silva, 1129, Alecrim. A função do Centro é fazer com que as pessoas interessadas se encaminhem ao local para fazer o teste de forma gratuita. Antes do exame, uma assistente social explica quais são os objetivos do exame, expõe que é completamente confidencial, e tira todas as dúvidas que possam surgir. O aconselhamento inicialmente é coletivo. Com o resultado em mãos, o atendimento da assistente social é individual. Em caso positivo, ela inicia as orientações, encaminhando o paciente ao Hospital Giselda Trigueiro para novos testes, e, se necessário, realização do tratamento.
O CTA tem sala para reuniões coletivas, uma para atendimento individual e outra para exames. Conta com uma equipe de dois auxiliares de enfermagem, dois assistentes sociais e uma enfermeira.

Nenhum comentário: