26 novembro 2007

SAIBA MAIS SOBRE DOAÇÃO DE SANGUE.

O sangue é um liquido essencial a vida e constituído por plasma e por células que são as hemácias, leucócitos e plaquetas. Cada componente do sangue tem propriedades especiais e podem ser separados para tratar as necessidades específicas de cada paciente. O sangue não pode ser comprado nem produzido em laboratório, sendo ele obtido exclusivamente por meio de doações de pessoas consciente e solidarias.
Existem quatro tipos principais: A, O, B e AB. O seu tipo de sangue é determinado geneticamente. Uma proteína existente nos glóbulos vermelhos do sangue "informa" a qual grupo você pertence. O sangue do grupo A tem proteína A e proteína anti-B. Do grupo B tem proteína B e proteína anti-A. Do grupo AB tem proteína A e proteína B e não tem anti-A nem anti-B. Do grupo O não tem proteína A ou B, nem anti-A ou anti-B. Você já deve ter adivinhado que a proteína anti-B causa reação se sangue B for transfundido num paciente do grupo A. Do mesmo modo, a proteína anti-A causa reação se sangue A for transfundido num paciente do grupo B. Pacientes do grupo AB podem receber, além do sangue AB, tanto sangue do tipo A, como do tipo B - porém sangue A e B somente em situações de emergência - Ainda em situações de emergência todos podem receber sangue do tipo O.
Todos os grupos, A,B, AB e O, podem ser fator Rh Positivo ou Negativo. Os grupos sangüíneos são portanto: A+, A-, B+, B-, AB+, AB-, O+ e O-. Existem muitos outros testes de Compatibilidade, que são feitos antes de uma transfusão de sangue, pois além dos principais grupos sangüíneos vistos acima, existem sub-grupos e outras proteínas que podem tornar sangues de um mesmo grupo incompatíveis entre si.
Não existe uma forma mais simples de salvar vidas. Um indivíduo saldável possui, em média, cerca de cinco litros de sangue e organismo repõe o plasma em cerca de um dia após a doação e os demais componentes em algumas semanas. Você pode doar sangue a cada 2 meses (homem) e 3 meses (mulher).
Doar sangue é totalmente seguro. Todo material utilizado - Agulhas, Bolsa de Coleta, etc. - é descartável e estéril. O pessoal que realiza a coleta é treinado para utilizar técnicas que asseguram a segurança e conforto na doação. O ato da doação demora em média 20 minutos, e é realizado em ambiente confortável e agradável. Existe assistência médica especializada durante todo o processo de doação, e após o mesmo.
Qualquer procedimento médico tem algum risco. Antes de recomendar uma transfusão de sangue, algum procedimento, ou mesmo medicamento, seu médico pesa bem os riscos e benefícios. Sim, há riscos na transfusão de sangue ou derivados, porém os benefícios superam em muito os riscos. O sangue doado nos Bancos de Sangue é rigorosamente testado quanto à existência de doenças transmissíveis; os testes realizados no Brasil são os mesmos que se fazem nos países mais desenvolvidos. Sua manipulação e conservação seguem padrões de controle internacionais.
Os doadores de sangue são cuidadosamente triados. No Brasil há muitos anos não existe o doador remunerado, isto é, aquele que recebe dinheiro pela doação. Isso melhorou muita a qualidade do sangue doado. Se você vier a precisar de uma transfusão de sangue ou derivados, converse com seu médico a respeito disso. Procure o Banco de Sangue que vai fornecer o sangue a ser transfundido, fale com o médico do Banco de Sangue e esclareça suas dúvidas. Pergunte sobra a possibilidade de uma Autotransfusão
Após a doação, descanse durante 5 ou 10 minutos. Tome o lanche oferecido pela unidade para elevar o nível de açúcar em seu sangue. Não fume pelo durante uma hora e nem tome nenhuma bebida alcoólica durante cinco horas. Compartilhe sua experiência com seus amigos para que estes também se sintam motivados a doar sangue .
  • Como o Sangue é Usado e Armazenado?
Cada unidade de sangue é normalmente separada em diferentes componentes. CONCENTRADO DE HEMÁCIAS (células vermelhas do sangue): São elas que carregam o oxigênio para os tecidos do corpo, e retiram o CO2 desses mesmos tecidos; são transfundidas geralmente para o tratamento de anemias e podem ser armazenadas, em condições especiais, por um período de até 35 dias. PLAQUETAS: São importantes no processo de coagulação do sangue e no controle de alguns tipos de hemorragias, são armazenadas sob temperatura ambiente controlada, sob agitação constante, por no máximo 5 dias. PLASMA FRESCO CONGELADO: Utilizado para controlar alguns tipos de sangramento quando existem baixos níveis de alguns fatores de coagulação, é armazenado congelado por até um ano. CRIO-PRECIPITADO: Contém apenas alguns fatores de coagulação específicos, é extraído do plasma fresco congelado e pode ser armazenado, a temperaturas abaixo de - 22 oC, por até um ano. Outros derivados do sangue incluem: Albumina, Imuno Globulinas e Concentrados de Fatores de Coagulação. Esses produtos são feitos por indústrias farmacêuticas e não pelo Banco de Sangue.
  • Como tornar-se Doador:
Para doar sangue a pessoa deve estar em boas condições de saúde e obedecer os seguintes requisitos:
- Ter mais de 18 anos e menos de 60 anos;
- Ter peso igual ou superior a 50 kg;
- Ter pressão arterial normal;
- Ter dormido pelo menos seis horas na última noite;
- Não ter doado sangue nos últimos 60 dias (se for homem), ou 90 (se for mulher);
- Não ter doença cardíaca, pulmonar ou anemia;
- Não estar gripada ou febril;
- Não estar grávida ou ter dado a luz a menos de 6 meses;
- Não estar amamentando;
- Quem não teve hepatite, doença de chagas ou malária;
- Não ter comportamento de risco para AIDS, ou seja, usuários de drogas injetáveis, homossexuais, bissexuais e heterossexuais com múltiplos parceiros ou hábitos promíscuos;
- Pessoas sem história prévia recente de doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Nenhum comentário: