20 novembro 2007

CÂNCER DE PELE - RN OCUPA 2º LUGAR NO PAÍS EM NUMEROS DE CASOS

O Rio Grande do Norte é o segundo Estado do país em número de casos de câncer de pele, a descoberta acendeu uma luz vermelha na saúde potiguar, serão realizadas uma campanha e um treinamento para que os profissionais do programa saúde da família possam detectar casos suspeitos de câncer.
Pela primeira vez as suspeitas de que a forte incidência solar em Natal trazia prejuízos à saúde se confirmaram. Os dados da campanha de prevenção ao câncer de pele revelaram que o Estado ficou em segundo lugar no número de detecções. Perdendo apenas para o Espírito Santo.
Dos 740 pacientes examinados durante as vinte e quatro horas de campanha, 115 tinham câncer de pele. Esse ano, a campanha que acontece no próximo dia 24, traz duas novidades, a primeira a inclusão de Mossoró também realizará exames gratuitos e a segunda a expansão dos cuidados para as equipes do PSF. Pelo menos quarenta equipes de Natal e cinquenta de Mossoró, já foram treinadas para detectar nos pacientes as lesões de risco. O presidente da sociedade de dermatologia do Estado, defende que a campanha apesar de pontual, possa se estender durante todo o ano