06 abril 2009

FRASE DE LULA REPERCUTE EM TODA MÍDIA: "TODOS DEVEM APERTAR O CINTO".

Em cerimônia de inauguração da usina de biodiesel Darcy Ribeiro, em Montes Claros, Minas Gerais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a crise econômica mundial provocou a queda de arrecadação em todas as esferas do poder. Lula garantiu que o governo estuda saídas para amenizar o impacto da crise sobre as prefeituras que, segundo ele, estão 'no sufoco'. -O que eu posso dizer aos prefeitos é o seguinte: todos nós teremos que apertar o cinto, mas nenhum de nós vai morrer na seca, como os municípios brasileiros já morreram durante tanto e tanto tempo - enfatizou o presidente.
Lula disse que fará uma reunião ainda esta semana para tratar da queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Lula explicou que a queda no repasse do FPM é um reflexo da queda na arrecadação geral provocada pela crise financeira internacional e fez uma comparação. - Se uma mãe coloca feijão no fogo para cinco pessoas e chegam dez para comer, todo mundo vai ter que comer metade do que estava previsto - declarou.
Ele lembrou ainda que o vice-presidente, José Alencar, e ministros já começaram estudos para amenizar as dificuldades das prefeituras. - Nós temos consciência de que se a prefeitura estiver mal a primeira coisa que vai ocorrer é o corte nos salários, a segunda é piorar a qualidade da educação, a saúde, a terceira é que o prefeito não ia ter dinheiro pra fazer obra - prosseguiu.
Lula disse ainda que os impactos da crise no país serão resolvidos até o final do ano. Ele ressaltou que o país terá um segundo trimestre melhor do que o primeiro e um terceiro melhor do que o segundo.
Dados da Confederação Nacional de Municípios mostram que, em março, o repasse do fundo foi 14,7% menor do que no mesmo período de 2008. O fundo é resultado de repasse do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto de Renda. Com a crise, o governo zerou o IPI de alguns produtos para estimular as vendas. Houve também redução de alíquotas do Imposto de Renda.
A usina inaugurada hoje pelo presidente tem capacidade de produzir 57 milhões de biodiesel por ano. Os investimentos para a construção da usina foram de R$ 95 milhões. Para fornecer matéria-prima para a produção do biodiesel foram contratados 8,2 mil agricultores familiares. A estimativa da Petrobras é de que o número chegue a 20 mil. A intenção é ainda estruturar um modelo de parceria com cooperativas de catadores e organizações não-governamentais no meio urbano para viabilizar o uso de óleos e gorduras residuais na produção de biodiesel.
O presidente destacou o papel social do programa de biocombustíveis, afirmando que se não fosse determinada a compra de matérias-primas dos agricultores familiares, algum grande empresário venderia todo o necessário para produzir o biodiesel e assim não haveria a geração de emprego e renda para a agricultura familiar.

Nenhum comentário: