26 novembro 2009

MUNICÍPIO DE PARNAMIRIM CUMPRE METAS DO PROGRAMA DE DENGUE E É ESCOLHIDO PARA SEDIAR PROJETO DE AVALIAÇÃO DE DE ARMADILHAS EM VIGILÂNCIA ENTOMOLÓGICA

Clik nas fotos para aumentar


Bento, Técnico do MS


Conversamos com Bento, técnico da Fundação Osvaldo Cruz que nos prestou informações em relação ao projeto, ele que está representando o MS, sendo o responsável técnico pela elaboração do referido projeto.

Blog: Bento, qual o objetivo dessa capacitação e do Programa Nacional de Controle do Dengue (PNCD) em relação a esse projeto aqui em Parnamirim?

Bento: Na realidade nós precisamos de uma metodologia que possa vir suprir as necessidades do Levantamento Rápido de Índice (LIRAa), uma metodologia que se aproxime mais do vetor transmissor da dengue que é o adulto, enquanto o LIRAa faz a avaliação de larvas, nós procuramos alguma coisa, ou pupa ou adulto mais próximo do adulto, para ficar mais fidedigna essa relação de quantidade de vetor e transmissor de dengue.

Blog: Qual o tempo desse projeto no município?

Bento: Esse projeto é longitudinal previsto para dois anos com início agora em novembro.

Blog: Quantos profissionais serão envolvidos nesse projeto?

Bento: Olha, do município de Parnamirim 24 pessoas no campo, o pessoal de laboratório e os gestores tanto do município, quanto do estado.
Estiveram presentes, a Consultora do MS no RN Lúcia de Fátima, Coordenador de Promoção a Saúde Moises, Judite, Técnica do NERN, Braz Silva Supervisor Geral de Endemias e os Agentes envolvidos no projeto.
Fotos da abertura do evento:

Nenhum comentário: