07 outubro 2007

CASOS DE CÂNCER NO RN CRESCEM EM RÍTIMO ACELERADO

Os números do Câncer no RN não são pequenos e crescem numa progressão assustadora. O serviço de Registro de Câncer da Liga Norteriograndense dá uma noção de como a doença se apresenta na população. A cada mês, 2. 679 novos pacientes são registrados, assim como o surgimento de 441 novos casos. O número de consultas supera os 8 mil. São mais de 11 mil aplicações de radioterapia, mais de 2 mil ciclos de quimioterapia. Numa taxa de ocupação que gira em torno de 73,8%.
Nos homens a doença vem como câncer de pele em 39,7% dos casos. Seguida pelo câncer de próstata com 20,6%. Na mulher, o câncer de pele também vem em primeiro, com 23,1% dos casos, superando os casos de câncer de mama, que somam 21,7% dos cascoso diretor da Liga, Roberto Sales diz que alguns deles poderiam ser evitados.
A Liga funciona em três unidades, no Hospital Luís Antônio, no Cecan e na Policlínica, difícil mesmo é atender a toda essa demanda com uma estrutura financeira defasada, 95% dos atendimentos feitos pela liga, são de pacientes vindos do Sistema Único de Saúde (SUS), que há 10 anos não reajusta os valores.
Para se ter uma idéia, um ginecologista da Liga, recebe R42,50 por consulta e o procedimento mais caro, gera para o médico R47,50. O diretor acredita que quem mantém o atendimento de qualidade, é a Policlínica, que funciona como alternativa de sobrevivência e a equipe que trabalha na Liga.
Fonte: TV Ponta Negra

Nenhum comentário: