09 outubro 2007

METEOROLOGISTAS PREVÊEM A POSSIBILIDADE DE BOAS CHUVAS NO FIM DO ANO

A chuva que caiu ontem (8), em Natal e em algumas regiões do Estado, amenizou o calor e deu sinais de como devem ser os próximos meses. Os meteorologistas prevêem a possibilidade de boas chuvas no fim do ano e início do próximo.
Mesmo sendo cedo para dizer como vai se comportar o clima entre os meses caracterizados como período de seca e a próxima estação das chuvas. Mas os estudos indicam ventos favoráveis ao RN. Tudo porque, há aproximadamente dois meses, uma nova formação do fenômeno La Nihã está acontecendo.
O meteorologista, Gilmar Brito, explica também que a evolução da temperatura no Atlântico Norte, reforçou a hipótese de em 2008 com chuvas e acima da média. Além disso, o período de seca que tradicionalmente começa a partir de maio poderá ser amenizado graças às formações vindas da região norte.
No interior do Estado, os problemas causados pela seca são cada vez menos freqüentes. Para o coordenador da defesa civil estadual, Leonardo Arruda, além da freqüência maior de chuvas nos últimos anos, diversas ações estruturantes têm ajudado a reduzir de 130 para menos de 50 o número de cidades em estado de emergência.

Nenhum comentário: