02 outubro 2007

Ipem apreende 428 botijões de gás

O Instituto de Pesos e Medidas (IPEM) apreendeu ontem, em Mossoró, no primeiro dia de operação, 428 botijões de gás de cozinha, da distribuidora Brasilgás, que estavam à venda de forma irregular. De acordo com o coordenador operacional eventual, José Teixeira de Carvalho, a equipe está visitando alguns estabelecimentos comerciais da cidade e recolhendo os produtos irregulares. Os botijões de gás apreendidos estavam com algum erro na tara. "O peso deles deve estar escrito na alça do botijão para o consumidor ter conhecimento sobre a quantidade certa do produto que está comprando. O peso é variável de produto para produto", diz José Teixeira.
Além disso, todos os botijões estavam com a tara ilegível ou sem vírgula (falta de aproximação de 10 em 10 gramas) ou ainda faltava a simbologia em quilograma, a medida máxima. Até agora foram visitados três estabelecimentos, mas a operação deve continuar até o final da semana com novas apreensões.
A mesma operação já foi realizada na Região Metropolitana Natal, onde mais de 1.252 vasilhames das empresas Butano, Novo Gás, Brasil Gás e Minas Gás, contendo irregularidades na indicação do valor da tara (peso do depósito vazio), foram apreendidos e agora está sendo feita em Mossoró.

Nenhum comentário: