21 abril 2008

EM CAICÓ MORRE MULHER COM SUSPEITA DE FHD.

Foi encaminhada na tarde desse domingo (20), para o Hospital Giselda Trigueiro em Natal a Srª Antônia Lourdes da Silva, com suspeita de dengue hemorrágica. A vítima reside no bairro Walfredo Gurgel em Caicó e deixa dois filhos.
Em Natal, nessa segunda (21), o Coordenador de Endemias Francisco Oliveira entrou em contato com a Unidade de Resposta Rápida URR para obter informações do caso, em seguida manteve contato com o Laboratório Central (LACEM) através da Drª Gorete Lins, onde pediu que a mesma verificasse se o Hospital Giselda colheu amostra de sangue para sorologia uma vez não ter sido colhido no Hospital Regional de Caicó.
O Coordenador chama a atenção da população para os riscos que todos correm, no momento em que a doença dengue pode se manifestar repentinamente e se a pessoa está com o organismo fragilizado de alguma forma, os sintomas podem se manifestar de forma rápida e agressiva, levando a pessoa a óbito.
Todas as ações que a Secretaria Municipal de Saúde e CCZ vem realizando, quer no trabalho de combate ao vetor, quer nas ações de educação e mobilização, sejam com palestras, com afixação de faixas e cartazes, nas mobilizações nas áreas mais críticas, na utilização dos espaços oferecidos pela mídia, tem sentido no momento em que na avaliação do Coordenador, todos devem estar constantemente informados de como cuidar da geração de focos do mosquito nas residências sendo o único meio de evitar que o mosquito se reproduza e venha causar danos maiores a população.
Francisco informa que já entrou em contato com a IV URSAP, vendo a possibilidade de disponibilizar uma viatura de Fumaçê para fazer uma cobertura em todo o bairro Walfredo uma vez que todos os carros fumaçês estão trabalhando em cidades vizinhas. Nessa terça deslocaremos todo o efetivo de campo para o bairro onde faremos uma verdadeira varredura de tratamento e eliminação de depósitos em 100% dos imóveis com cobertura de fumaçê com objetivo de eliminar os focos existentes e cortar o início da transmissão da doença no bairro se for o caso da paciente após investigação epidemiológica, finaliza o Coordenador pedindo o apoio e todos de Caicó na luta contra a Dengue que perde o controle a cada dia no País e no Estado.
E-mail: francisquinhooseridoense@gmail.com

Nenhum comentário: