29 abril 2008

SESAP NEGA QUE ESTATÍSTICAS DA DENGUE REPRESENTEM AUMENTO NO NÚMERO DE CASOS

Até o dia 12 de abril haviam sido notificados pela Secretaria de Saúde Pública do Estado (Sesap) 12.316 casos de dengue no Estado este ano.
Na segunda-feira (28), a instituição divulgou 16.179 casos da doença. O que representa um acréscimo de 3.863 casos em apenas uma semana. Apesar de as novas estatísticas indicarem um aumento considerável no número de casos da doença de uma semana para outra, a coordenadora estadual da dengue no RN, Kristiane Fialho, esclarece à população que os números, na verdade, demonstraram um decréscimo em relação à semana anterior.
Ela explica: “houve um aumento no valor quantitativo porque às vezes os números não são lançados a tempo por falta de confirmação. Então, como o boletim é atualizado semanalmente, nós só lançamos os novos números na semana seguinte.”
De acordo com a coordenadora, na semana referente ao dia 12 de abril, foram notificados 1.675 casos suspeitos de dengue e já na semana seguinte foram notificados 1.015 casos. “Na realidade, houve um decréscimo do número de casos. Acreditamos que essa redução esteja ligada às ações de combate à doença que foram intensificadas nas últimas semanas. Além disso, a população tem participado mais dessa luta, se conscientizando da gravidade da situação.”
Para Kristiane Fialho, o decreto de emergência da Prefeitura de Natal contribuiu em certo sentido, pois possibilitou a contratação de novos profissionais de agentes da saúde e de endemias. Questionada sobre a possibilidade de o Estado também decretar estado de emergência, já que permanece na quarta colocação do ranking nacional de casos de dengue, ela avisa que encaminhou um parecer técnico da situação da dengue no RN ao secretário estadual de Saúde, Adelmaro Cavalcanti. “Não podemos declarar se será decretado estado de emergência ou não. No momento o parecer deve estar sendo submetido à avaliação da Defesa Civil e só eles podem fazer esse decreto”, adianta.

Nenhum comentário: