29 abril 2008

GOVERNADORES DO NORDESTE DISCUTEM SUDENE, DENGUE E REFORMA TRIBUTÁRIA

A governadora Wilma de Faria participa nesta quarta-feira (30), do 7º Fórum dos Governadores do Nordeste, que irá ocorrer no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió, a partir das 9h. Nesta edição, os principais temas serão a Reforma Tributária, a situação da dengue nos estados nordestinos e a apresentação da Agenda Social, que inclui uma série de medidas voltadas para a elevação dos indicadores sociais na região.
Ainda em Maceió, os governadores participarão, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da primeira reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
O encontro de governadores contará com a presença do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que vai falar sobre a Reforma Tributária. O que os representantes dos nove estados nordestinos defendem é a formulação de uma política tributária que combata as desigualdades regionais e que ponha fim à guerra fiscal que existe atualmente entre os estados. Outro que confirmou presença foi o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que vai discutir a situação da dengue no Brasil e no Nordeste.
Os estados do Nordeste, juntamente com o Rio de Janeiro, são os que mais sofrem com a epidemia da doença atualmente.Durante a realização do Fórum serão assinados termos de adesão ao compromisso pela erradicação do subregistro civil de nascimento, pela inclusão das pessoas com deficiência e pela redução da violência contra crianças e adolescentes. As medidas visam implantar a chamada Agenda Social do Nordeste, que será detalhada pelo secretário Especial dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi.
O encontro também vai contar com a presença da representante do Unicef para o Brasil, Marie-Pierre Porie, que esteve presente na edição anterior e que vai falar sobre o Pacto Nacional para a melhoria das condições de vida das crianças que vivem na região do semi-árido.Embora esteja fora da pauta do encontro, a questão das enchentes será levantada pela governadora Wilma de Faria.
O Rio Grande do Norte pleiteia a liberação de R$ 98 milhões para cobrir parte dos prejuízos provocados pelas inundações no Estado, dinheiro que servirá para reconstruir estradas, construir casas e recuperar áreas atingidas pelas enchentes. Os recursos não incluem os prejuízos contabilizados pelos setores salineiro, de fruticultura e de carcinicultura, que tiveram várias áreas de produção destruídas. “As chuvas atingiram seis estados nordestinos e no nosso Estado afetou áreas vitais da nossa cadeia produtiva. Vou aproveitar a presença dos outros governadores para pedir agilidade na liberação dos recursos e apoio do governo federal para ajudar os produtores a se reestruturarem”, informou a governadora, que nesta terça-feira (29) estará em Brasília exatamente para discutir com o ministro Guido Mantega a liberação da verba emergencial.
SUDENE – Após o Fórum, os governadores do Nordeste e os de Minas Gerais, Aécio Neves, e do Espírito Santo, Paulo Hartung, se encontrarão com o presidente Lula e com o presidente do Banco do Nordeste, Roberto Smith, para a sessão de instalação e posse do Conselho Deliberativo da Sudene. A participação dos governadores nas discussões das políticas que serão implementadas pela Sudene foi uma das reivindicações feitas pela governadora Wilma de Faria e pelos outros governadores nordestinos para fomentar o desenvolvimento da região.