29 abril 2008

PRAZO PARA VACINAÇÃO CONTRA AFTOSA TERMINA AMANHÃ

O Governo do Estado voltou a alertar os criadores para a necessidade de vacinarem seus bovinos e bubalinos até esta quarta-feira (30), prazo final para a campanha de vacinação contra a febre aftosa em sua primeira etapa este ano. Ao longo de todo este mês de abril, os técnicos da área de sanidade animal do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn) estiveram realizando uma série de palestras com o objetivo de orientar os criadores para a necessidade da vacinação.
A secretária da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Lairssa Rosado lembra que, tão logo termine o período de vacinação, os técnicos do Idiarn estarão esperando o prazo final para que os criadores declarem seus rebanhos nos escritórios da Emater, nas Ulsav´s, na Sape ou secretárias de agricultura do interior para iniciarem a fiscalização nas fazendas que não cumpriram a determinação.
De acordo com os responsáveis pela área de sanidade animal do Idiarn, os criadores que, mesmo tendo vacinado não declararem seu rebanho, poderão sofrer multa de até R$ 23 por cabeça e ainda arcar com os custos da vacinação e diária do veterinário.
Larissa Rosado disse acreditar que mais de 90% do rebanho do Rio Grande do Norte, que é de cerca de 900 mil cabeças, estarão sendo vacinados até esta quarta-feira e até o dia 20 de maio, prazo final para a declaração de rebanho, todos eles terão comparecido aos locais onde deve ser feita a declaração.
A Secretária da Sape fez questão de frisar que os criadores do Estado estão conscientes da necessidade de “Continuarem fazendo a sua parte por entenderem que estamos em vias de sermos considerados área de risco médio, pulando uma etapa, e isso só nos aproximará de chegarmos a ser considerados área livre de aftosa”, ressaltou.
Ela observou, ao final, que todo o trabalho feito a partir da orientação do Ministério da Agricultura foi compreendido pelo criador e que ele tem sido peça importante ao longo das campanhas de vacinação. “Agora, só nos resta a contratação do pessoal para o Idiarn, o que não deverá demorar porque já está sendo analisado pela Procuradoria Geral do Estado”, disse.

Nenhum comentário: