15 maio 2008

ATCHIM! ... SAÚDE? ... NÃO ALERGIA!!!

Mudança de estação, aumento da umidade, picadas de insetos, poeira domiciliar e até determinadas escolhas alimentares podem ser alguns dos inúmeros motivos da incomoda alergia, a resposta imediata e exagerada do organismo aos seus invasores.
A alergia nada mais é que uma reação de Hipersensibilidade do corpo a determinadas substancias consideradas estranhas, as quais são denominadas de Alérgenos ou Antígenos. Este contato promove uma reação exagerada a qual é desencadeada após a exposição a algumas dessas substâncias e que ocorre em individuos susceptíveis geneticamente. A OMS estima que 30% da população mundial sofre de alguma alergia.
Estudo mostram que há um aumento de casos nas ultimas décadas, aumento esse devido a maior exposição alergênica, poluicão, condições de higiene e udanças dietéticas. Nos grupos de alimentos potencialmente causadores de alergia, estão o leite de vaca, ovos, trigo, milho, amendoim, crustáceos, porco e soja. Todos esses são capazes de promover alterações na pele, provocar falta de ar ou até gerar edema de glote, uma obstrução nas vias aéreas que ocorre de maneira abrupta deixando o paciente com "falta de ar".
Mas calma, nem todos nós precisamos mudar nossa dieta alimentar, apenas quem ja possui predisposição a desenvolver uma reação quando entra em contato com as substâncias presentes nessas comidas. Se você ja sentiu alguma reação estranha ao se alimentar, procure um médico de preferência especialista (Alergologista), o qual irá direcionar o paciente a fazer testes imunológicos em laboratórios, de acordo com sua anaminese, descobrindo quais antigenos o paciente é hipersensível.
Porém o maior vilão segundo os especialistas são os chamados Aeroalégenos, como a poeira domiciliar, os ácaros e os fungos. Além disso, alguns medicamentos, picadas de insetos e alta ou baixa humidade, também podem causar alergias.
A predisposição genética é um fator importante mas não decisivo. É necesssário que o individuo encontre fatores ambientais favoráveis para que ocorra as manifestações clínicas da doença. dependendo do tipo de alergia e de que fase da vida o paciente se encontra, há chances de cura. a demora na intervenção de um especialista e a recusa de adesão ao tratamento estão entre os erros mais frequentes cometidos pelos pacientes alégicos.
A seguir, algumas providências que ajudam a evitar a alergia:
  • abrir a casa para que permaneça seca e bem ventilada;
  • retirar do domicilio objetos contituidos de pelo ou pena. Almofadas, tapetes, cortinas, casacos são habitat ideal para ácaros;
  • não varrer a seco;
  • evitar humidade, mofo e exposição a chuva;
  • evitar contatocom iseticidas, fumaça de cigarro, contato com aves, cães, gatos, cavalos, brinquedos feupudos, talcos, perfumes e cheiros fortes e irritantes.
  • praticar natação, atividades ao ar livre e outros esportes.

Nenhum comentário: