01 maio 2008

PRODUÇÃO DE ÁLCOOL E DE AÇÚCAR BATERÁ RECORDE EM 2008

Segundo levantamento feito pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) em 361 unidades do País, o Brasil fará neste ano, a maior colheita de cana-de-açúcar de sua história, estimulado pela forte expansão do álcool no mercado e pelas perspectivas de crescimento nas exportações.
Com base em dados de unidades de produção de todos os estados onde a atividade é desenvolvida, a Conab estima que a colheita deste ano deverá variar entre 607,8 milhões e 631,5 milhões de toneladas, número entre 8,8% e 13,1% acima da do ano passado, que foi de 558,5 milhões de toneladas.
O levantamento indica ainda que cerca de 55% da cana colhida nesta safra serão usados na produção de biocombustíveis, enquanto 44% serão transformados em açúcar. O restante, em torno de 51,7 milhões de toneladas, serão usadas na fabricação de cachaça e rapadura e como alimento para gado, sementes e mudas.
Segundo a Conab, os investimentos em tecnologia nas usinas de cana-de-açúcar, o plantio de variedades mais produtivas e o clima favorável são os principais motivos do crescimento. A alta desta safra também se deve à área plantada, que aumentou de 7 milhões para 7,8 milhões de hectares, crescimento que teria ocorrido principalmente sobre áreas de pastagens.
Dados da Conab mostram que o país tem hoje 276 milhões de hectares de terras cultiváveis. Desses, 72% estão ocupados por pastagens, 16,9% por grãos e 2,8% por cana-de-açúcar, o que demonstra o potencial de crescimento da atividade sobre áreas de pastagem.

Nenhum comentário: