24 maio 2008

CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES DE CAICÓ COLOCARÁ CARROCINHA NOS BAIRROS NA PRÓXIMA SEGUNDA (26).

O Centro de Controle de Zoonoses estará retomando essa atividade de captura de animais vadios das ruas de Caicó, nessa segunda (26) de maio. O Coordenador avisa aos proprietários de animais considerados domésticos, que os mantenham em suas guardas, pois somente são considerados assim, os de valor efetivo, passíveis de coabitar com o homem, segundo o inciso IV da Lei Municipal 3.688 de 07 de julho de 1997. Os animais encontrados soltos, são considerados vadios.
O objetivo dessa atividade do CCZ, é o controle animal e a prevenção das doenças causadas ao homem por animais que são hospedeiros de várias zoonoses, sendo as principais a raiva canina e a leishimaniose visceral (calazar). São duas patologias cujos reservatórios são principalmente os cães e gatos.
O Coordenador do CCZ comunica ainda que ao sentir falta de seu animal, procure o mesmo até 72horas no CCZ e sob pena de multa, efetuarem o resgate, após esse período o animal será sacrificado principalmente pela falta de espaço físico e convivência com outros doentes onde os mesmos passam a contrair as doenças dos outros animais.

Nenhum comentário: