13 julho 2008

QUEM SOBE MAIS: A INFLAÇÃO? OU A ESPECULAÇÃO?

Temos observado que nos últimos seis meses a inflação que a equipe econômica do presidente da República Federativa do Brasil, cujo comando ainda é do Presidente Lula, está levando como deboche, como se sabendo que não irão permanecerem em suas pastas, estão deixando as coisas acontecerem de uma forma rápida e em pouquíssimo tempo, estaremos todos envolvidos até o gogó em uma inflação sem mais condição alguma para retorno. Para isso não acontecer, medidas urgentíssimas tem que serem tomadas agora e já, tipo um choque na economia, dando um brek em vários setores da economia, controlar o aumento dos produtos internos brutos, e mantendo sobre controle a entrada de produtos importados, que em sua maioria de péssima qualidade, contribui para o desaquecimento das vendas dos nossos produtos.
Se temos a consciência que a crise é mundial, aí sim é que é preciso cuidar do nosso dever de casa.
O povo começa a reclamar e quando isso acontece, é a maior pesquisa que o governo pode ter em mãos, para mim que não me detenho muito em analises econômicas, da para sentir de pertinho que o nosso vilão é principalmente a bolha de petróleo movida pela especulação de fundos de investimentos que, provavelmente, não deverá se sustentar por muito tempo segundo especialistas.
Paralelo a tudo isso, vem os especuladores que sem dó nem piedade, vendem produtos de primeira necessidade até pelo dobro do preço praticado no mercado. Isso também acontece, porque a estagflação – que a queda do ritimo de crescimento global não tem uma lógica econômica definida. Em outras palavras,mesmo com menos dinheiro, as pessoas não deixam de consumir e dessa maneira, os preços demoram a cair, o que propicia o aumento inflacionário.
Hoje você chega em uma loja de automóveis novos sem um realzinho no bolço, sai com um carrinho ou mesmo um carrão sem dá nada de entrada. Na verdade esse é o consumidor despreparado e um grande coadjuvante do aumento inflacionário, ele deveria saber que compra um carro mas paga exatamente dois, isso é vantagem?
O consumidor tem que ficar atento, pois a coisa funciona mais ou menos assim: o que custa R$ 1,00, passa para R$ 2,00, quer dizer, um aumento de 100%, como é pouco no bolso o consumidor compra e contribui para o aumento inflacionário,onde mais tarde esse mesmo consumidor não vai suportar mais ou mesmo ter o dinheiro para pagar o poço que o mesmo paga agora.
O QUE EU DEVO DIZER, É QUE ACEITAR UMA ELEVAÇÃO DE PREÇO SEM JUSTIFICATIVA CORRETA POR PARTE DO GOVERNO, É NO MÍNIMO TOLICE DOS QUE ASSIM NÃO PROCEDEM.
Minha opinião de seridoense:
E-mail: francisquinhooseridoense@gmail.com

Nenhum comentário: