12 julho 2008

EQUIPE DE EDUCAÇÃO E SAÚDE ESTEVE EM CAICÓ REUNIDA COM MUNICÍPIOS DO SERIDÓ.





O Blog http://www.oseridoense.blogspot.com/ esteve presente ao evento e conversou com a Assistente Social Raissa Maria de Andrade Paiva representante da equipe do CIEC da SESAP.
Blog: Qual o objetivo e a finalidade do evento ? Raissa disse que o objetivo é trabalhar com os educadores, numa oficina regionalizada de educação e saúde, que vai acontecer também em todas as Regionais, onde algumas já estão agendadas, outras não, como é o caso da 2ª Regional onde os servidores estavam envolvidos em outras atividades.Falou que estava tendo o prazer de iniciar pela IV Regional de Caicó.
Blog: Essa oficina já estava prevista no calendário epidemiológico e de educação para esse ano de 2008?
Raissa: já, na verdade ela já deveria ter acontecido desde do ano passado, mas como nós tivemos dificuldades dentro da área burocrática para viabilizarmos a oficina, nós este ano estamos organizando as coisas de uma forma que vamos realizar todas as oficinas quase que seguidamente.
Blog: Essa oficina, ela tem alguma especificidade em alguma endemia, ou ela engloba a saúde como um todo?
Raissa: Como ela é uma oficina sobre educação e saúde e ela perpassa, ela permeia, ela transversaliza todas as ações na área da saúde pública, vai contemplar todas as ações que nós trabalhamos dentro do sistema de saúde.
Blog: Agente tem notado a falta, ou a presença do CIEC em mais eventos, em mais mobilizações que traduzam para os municípios das Regionais ações que possam ser multiplicadas, porque essa dificuldade?
Raissa: Bom, nós enquanto equipe no âmbito estadual, temos procurado está sempre presente em todas as ações, mas nós temos algumas dificuldades de ordem burocráticas, dificuldades internas e externamente e essas dificuldades são a adesão dos colegas, no que diz respeito a educação e saúde, pois muitas vezes eles acham que fazer educação e saúde, é alguma coisa a mais que vão fazer nos seus serviços e na verdade não é. Quando nós conseguimos trabalhar educação e saúde, nós conseguimos ao mesmo tempo reduzir o nosso próprio trabalho e as pessoas não acreditam nisso e a população participa ativamente dos nossos trabalhos e que acreditamos que ela esteja conosco nesse processo que agente acredita que dará certo.Raissa disse ainda está satisfeita, pois enquanto equipe cumpriu o objetivo do que foi programado para Caicó. Concluiu.
E-mail: francisquinhooseridoense@gmail.com

Nenhum comentário: