19 julho 2008

COORDENADOR DO ZOONOSES CONFIRMA AO PROGRAMA COMANDO GERAL DA RÁDIO CAICÓ, QUE ESTÁ FALTANDO INSUMO PARA TRATAMENTO FOCAL DO AEDES AEGYPTI.

Mesmo em Natal, cumprindo agenda junto a Secretaria de Estado da Saúde, o Coordenador Francisco Oliveira atendeu a Rádio Caicó e por telefone falou com o repórter Marcos Dantas.
Questionado se realmente está faltando biolarvicida para o tratamento do mosquito na sua fase de larva e se representa perigo a população, mesmo respondeu que sim, mas que não era um problema somente de Caicó. Falou que está faltando no estado e no Brasil. O problema segundo a Coordenadora estadual e a consultora do MS, o BTI Granulado havia saído do Rio de Janeiro dia 1º de julho, mas por quebra no carregamento deverá chegando em Caicó, nessa sexta ou sábado. Essa carreta vem trazendo o produto granulado, esse nós ainda temos, o problema se restringe ao WDG que é o mais importante, pois tratamos com ele as águas para consumo humano, ou seja: água potável.
Na falta desse produto, estamos orientando o nossos Agentes de Endemias a formar parceria com a população e ao invés de tratar o depósito, ele junto com o morador ao encontrar um depósito com foco, eliminarem imediatamente as águas para evitar a reprodução do inseto.
Francisco vê com preocupação, pois se os Agentes e população nesse momento de dificuldade não fizerem suas partes, poderá ser jogado fora todo trabalho realizado desde o início do ano, com o aumento significativo nos índices do Aedes Aegypti.
A exemplo das autoridades de saúde do estado, Francisco também lamenta que no momento em que Natal tenta sair de uma epidemia, que Caicó apesar de alguns casos esporádicos da doença, passou o período sem maiores problemas, lamenta que os responsáveis pela compra desses insumos no Ministério da Saúde tenham deixado acontecer por uma questão de licitação, o atraso no envio aos municípios do estado.

Nenhum comentário: