12 outubro 2008

COLIGAÇÕES, ACORDOS, SÃO MÁQUINAS PRONTAS PARA CONSTRUIREM OU DESTRUIREM LIDERANÇAS.

O prefeito de Natal Carlos Eduardo já bem próximo do início da campanha de 2008, quando todos buscavam as coligações através das articulações políticas, arquitetou um esquema político que se vitorioso, o deixaria a um passo da candidatura ao governo do estado. Era um plano quase infalível. Os deputados João Maia e Robinson Faria que também tinham e continuam tendo planos para o governo do estado, sentindo o plano quase perfeito do prefeito de Natal, trataram imediatamente de buscar parceria não só com a deputada Micarla de Sousa, mas também com o senador José Agripino e a senadora Rosalba, onde passaram a apoiar Micarla e consequentemente formando um grupo político muito forte onde cominou com a vitória da borboleta como foi chamada na capanha.
O resultado desse acordo se transformou em pesadelo para Carlos Eduardo que sem mandato no próximo ano, perdeu toda e qualquer força para viabilizar seu nome como candidato ao governo do estado.
Para mim, está mais que provado pela resposta do eleitor de Natal, que não será viável a aproximação da governadora Wilma com os líderes do PMDB. Com isso, fica claro que a situação da governadora começa a se complicar, no momento em que ficar configurado o rompimento dos deputados João Maia e Robinson Faria com o sistema e a base aliada da governadora.
A prefeita eleita Micarla, já sinalizou que o seu primeiro voto será do senador José Agripino e que o segundo será de quem a ajudar a governar Natal.
Entendo que o senador Agripino está muito fortalecido, pois o DEM ficou em segundo lugar nessa eleição e conta com a maioria do eleitorado de Natal.
O certo, é que Micarla vai precisar do apoio de gestão da governadora, mas também caso esse apoio não se concretize, Wilma corre o sério risco de ser bombardeada nos dois últimos anos de mandato, por uma oposição acirrada da própria Micarla e seu grupo aliado, o que não é nada bom para quem quer disputar uma das vagas do Senado.
O grande segredo está entre os deputados João Maia e Robinson Faria. Se o grupo hoje formado, oferecer a um dos dois deputados o apoio para o governo do estado, fica complicado para a governadora, cabe a ela também fazer o mesmo, para que o seu grupo saia também fortalecido com os prefeitos eleitos pelo PMN e PR no estado.

Nenhum comentário: