11 outubro 2008

INTERESSES INDIVIDUAIS SOBREPOEM OS COLETIVOS.

Meus amigos, o que está se desenhando no cenário político do estado, é a pretensão de cada um político em querer ocupar espaço na busca da projeção de seu nome para a disputa ao governo do estado.
É preciso apenas um se sentir ameaçado, para que se quebre as alianças, as coligações ou mesmo os acordos firmados anteriormente ao pleito atual.
Sabe-se desde o início dos tempos mais remotos, que Iberê atual vice-governador, pleiteia sair candidato a sucessão da governadora Wilma de Faria, como tem a consciência de que a parceria do Deputado Federal João Maia e do Deputado Estadual Robinson Faria Presidente da Assembléia Legislativa, agora fortalecidos pelo número de prefeitos que elegeram em suas legendas abalou o seu projeto político, não tinha outra coisa a fazer, a não ser destilar o seu veneno contra os deputados que também sonham com o mandato de governador.
Eu diria que com a eleição da Deputada Micarla de Sousa a prefeita de Natal, ficou quase impossível para Iberê viabilizar sua candidatura. Como vai ficar o quadro político não dá ainda para saber, mas dá para fazer algumas comparações.
Entendo que tudo agora terá de passar necessariamente pela maior eleitora do estado, Micarla de Sousa que assumirá em primeiro de janeiro de 2009. Apesar de Micarla dizer que é uma aliada deWlma, talvez isso na prática não mais se viabilize, mesmo estando fortalecida com o apoio dos dois deputados João e Robinson que são aliados de Wilma, mas tem compromisso com o senador José Agripino do DEM que ficou em segundo lugar nessas eleições. Se esse grupo político que apoiou a candidatura de Micarla se mantiver unido e dentro dessa união houver entendimento para que saia do grupo um candidato, esse será imbatível.
Sabe-se também que a senadora Rosalba também tem planos para o governo do estado e a escolha de um nome que possa sair desse grupo de líderes tem que ser bastante discutido, pois de um lado Agripino com Rosalba somam força, do outro lado João Maia e Robinson Faria com seus aliados também somam força e a própria Micarla certamente embalada pelos votos que a levaram em primeiro turno a prefeitura de Natal, soma a força da capital.
O que fica como análise a ser feita, é que Micarla vai precisar muito da governadora nesses dois anos para viabilizar sua administração, resta saber se Wilma se engaja nesse grupo, ou se permanece no grupo atual coligada com o PMDB do deputado Henrique e do senador Garibaldi.
Resta saber também se o DEM abre mão dentro do atual quadro político da candidatura de Rosalba sem falar dos dois deputados, quem poderia ceder para que um também possa sair candidato caso o DEM abdique da candidatura de Rosalba.
Tudo é muito imaturo, mas como só se fala em política, fica essas opções para que os meus leitores também façam suas conclusões.

Nenhum comentário: