28 dezembro 2007

NÚMERO DE DOADORES DE MEDULA ÓSSEA É INSUFICIENTE PARA A NECESSIDADE DO ESTADO

Diante da dificuldade de se encontrar doadores, em 2002, foi criado o Registro de Doadores de Medula Óssea – o Redome. Atualmente, mais de 500 mil pessoas estão cadastradas no banco. Uma quantidade pequena diante da necessidade de transplantes.
O diretor-presidente do Hemovida, Kléber Cavalcanti, destaca que é fundamental a compatibilidade, em caso contrário, pode haver rejeição biológica do receptor, levando até a morte. A recuperação do paciente é rápida. Com 21 dias o corpo passa a produzir as novas células e em um mês ele deixa o hospital. Em 2007, foram realizados 12 transplantes de medula óssea no Estado.
A falta de informação e de cultura neste aspecto justifica o baixo número de doadores. O Nordeste representa apenas 3% dos cadastrados, o que dificulta ainda mais os trabalhos. Bom seria se todos fossem como Rosali Cortez. Voluntária há um ano, ela se cadastrou no banco após conhecer uma criança que faleceu pela falta de doador. Para Cortez, fazer parte desse registro é um ato simples, mas que demonstra amor ao próximo.
Eu, Thiago Oliveira, sou doador de medula óssea a dois anos, porem não fui convocado a fazer a doação devido a dificuldade de se encontrar alguem que tenha um HLA compativel. Quando duas pessoas compartilham os mesmos Antígenos Leucocitários Humanos (abreviação em inglês = HLA) diz-se que elas são compatíveis, isto é, seus tecidos são imunologicamente compatíveis. HLA são proteínas que se localizam na superfície de todas as células do organismo. Eu me cadastrei no banco após uma professora da Faculdade de Farmácia da UFRN apresentar a doença, tendo ela apenas 27 anos.

Nenhum comentário: