16 outubro 2009

ANVISA DESMASCARA ADULTERAÇÃO DE AGROTÓXICOS DA BAYER, QUE COLOCAVA SAÚDE HUMANA E MEIO AMBIENTE EM RISCO

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, com apoio da Polícia Federal, realizou inspeção na empresa Bayer CropScience, braço no segmento de ciências agrícolas da gigante alemã Bayer. A Anvisa detectou, em Belford Roxo (RJ), sede da indústria no Brasil, a produção de agrotóxicos com formulação adulterada, sem autorização dos órgãos competentes. No total foram encontradas irregularidades em 12 agrotóxicos, e 1 milhão de litros deles foram interditados. Os casos mais graves identificados pela Agência foram a importação do ingrediente ativo do agrotóxico Procloraz e a produção do agrotóxico comercial Sportak 450 EC, que não passava pelo controle obrigatório de impurezas tóxicas. Sem tal monitoramento, o produto poderia estar causando câncer nos trabalhadores expostos a ele e nos consumidores de alimentos contaminados com o agrotóxico. Esse defensivo é usado principalmente nas culturas de cebola, cenoura, cevada, mamão, manga, melancia, tomate, trigo e na produção de rosas.
A interdição é valida por 90 dias, prazo em que os produtos não poderão ser produzidos nem comercializados. Caso sejam comprovadas as irregularidades, a empresa poderá pagar multa de até R$ 1,5 milhão por irregularidade.
  • Agravante
Segunda maior empresa no segmento de agrotóxicos em todo mundo, a Bayer é reincidente na adulteração de seus produtos no começo do ano, a empresa teve o registro do agrotóxico Evidence (imidacloprido) cancelado. O produto, usado nas culturas de cana de açúcar e fumo, era produzido com adulteração na fórmula.
  • Adulteração

Agrotóxicos são produtos com alto risco para saúde e meio ambiente e, por isso, sofrem restrito controle de três órgãos de governo: Anvisa, IBAMA e Ministério da Agricultura. Alterações na fórmula desses produtos aumentam significativamente as chances do desenvolvimento de diversos agravos à saúde como câncer, toxicidade reprodutiva e desregulação endócrina em
trabalhadores rurais e consumidores de produtos contaminados. Só este ano, a Anvisa já apreendeu 4,5 milhões de litros de agrotóxicos adulterados. As fiscalizações ocorrem,
principalmente, quando são identificados indícios de irregularidades nos produtos acabados.

  • A Versão da Bayer

Ao tomar conhecimento da notícia através da ANVISA, e antes de publicá-la, a assessoria de comunicação do CRF/RN acessou o site do Bayer Group em busca de nota de esclarecimento, afim de aqui reproduzi-la. Não obtendo sucesso, entrou diretamente em contato com a assessoria de imprensa da empresa, tanto no escritório de São Paulo quanto no do Rio de Janeiro, tendo nenhum retorno sobre o caso.
Pesquisando as notícias sobre o escândalo, encontra-se apenas uma delas com esclarecimento atribuido a Bayer - em trecho de matéria do Jornal O Globo, a empresa limita-se a informar que "analisará todas as notificações geradas durante a fiscalização e, dentro do prazo estipulado, apresentará as informações e documentos solicitados para o esclarecimento dos fatos.”


Fonte: ANVISA

Nenhum comentário: