28 outubro 2009

PEDIATRAS REIVINDICAM PAGAMENTO DE "RETORNO"

A partir de novembro os médicos pediatras cobrarão por cada consulta. No dia 3, os 120 profissionais do Estado não atenderão pelos planos de saúde, cobrando R$ 80 pelas consultas particulares. “O convênio considera toda consulta realizada em um período de 30 dias, um retorno. Mas quem tem que definir o que é retorno é o médico, porque muitas vezes o paciente volta com outro problema e realiza nova consulta”, explica a presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Norte, Rosane Gomes. O contrário: um retorno após mais de 30 dias, na opinião dela não acontece, nem em casos de tratamentos prolongados. “O médico geralmente já marca o retorno durante a consulta é para apresentar exames”. A luta, de acordo com Rosane Gomes é nacional e prevê uma série de benefícios à classe. “Os planos também têm que dar reajuste por consulta”. Os planos de saúde ainda não decidiram que posição tomar.
Comentário:
A cada dia que passa, leio e ouço notícias as quais me deixam profundamente indignado com o rumo que a classe médica está tomando nos últimos anos. Já comentava com amigos os quais concordam plenamente, que já não se faz o curso de medicina por vocação ou por vontade de exercer esta profissão louvável, mas se faz pelo estatus que ela confere a seus membros e pelo grande retorno financeiro que ela proporsiona, afinal de contas, viver com saúde vem se tornando cada dia mais caro. Lembro-me, quando morava ainda em Jardim do Seridó, os médicos daquela cidade jamais exploraram aquele povo. Até hoje, médicos como Dr. Iron e Dr. Anchieta (Dr. Maurino, in memorian), ainda prestam seus serviços de qualidade àquela população, se dirigindo muitas vezes às residências para prestar atendimento a um paciente sem nada cobrar da família. O cenário mudou completamente. Se a medicina não é pra ser tratada como um comércio, esse principio já caiu em desuso. Pobres daqueles que não podem pagar um plano de saúde, para ainda ter algum tipo de atendimento. Digo ainda, pois em breve plano de saúde será mais um termo do passado. Com essa medida de cobrarem retornos dos pacientes, os pediatras querem dobrar seu faturamento, pois quem, em estado de necessidade, irá deixar de voltar e apresentar os exames os quais foram solicitados. Agora é simples, é atender e pedir exame para ganhar o retorno, pois tem este porem, médicos de hoje em dia já não vivem sem exames.
Esta pode ser uma declaração radical, mas não me condenem. Apenas leiam a reportagem, meu comentário e em seguida o texto abaixo, depois reflitam e formem sua opinião.
Juramento do curso de medicina:
Juro consagrar minha vida a serviço da Humanidade. Darei como reconhecimento a meus mestres, meu respeito e minha gratidão. Praticarei a minha profissão com consciência e dignidade. A saúde dos meus pacientes será a minha primeira preocupação. Respeitarei os segredos a mim confiados. Manterei, a todo custo, no máximo possível, a honra e a tradição da profissão médica. Meus colegas serão meus irmãos. Não permitirei que concepções religiosas, nacionais, raciais, partidárias ou sociais intervenham entre meu dever e meus pacientes. Manterei o mais alto respeito pela vida humana, desde sua concepção. Mesmo sob ameaça, não usarei meu conhecimento médico em princípios contrários às leis da natureza. Faço estas promessas, solene e livremente, pela minha própria honra.
Comentem!!!

Nenhum comentário: