13 outubro 2009

PROJETO QUE PERMITE USAR O IR PARA PAGAR DÍVIDAS COM A RECEITA É APROVADO

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou hoje (13) projeto de lei que permite ao contribuinte usar a devolução do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) para saldar débitos pessoais de qualquer tributo administrado pela Secretaria da Receita Federal. Como a matéria foi aprovada em caráter terminativo segue, agora, para a apreciação da Câmara dos Deputados.
O relator da matéria, Pedro Simon (PMDB-RS), argumentou ser inconcebível que a legislação tributária vigente permita a compensação de dívidas com o fisco com outros créditos a receber de restituições devidas pela União e, ao mesmo tempo, exclua o contribuinte do Imposto de Renda dessa modalidade.
É extremamente difícil imaginar uma razão administrativa lógica para a discriminação. Se para todos os casos é possível à administração ñfederalí montar controles eficientes, não se entende o porquê de somente em relação a eles não ser possível, argumentou o peemedebista em seu parecer.
Ele ressaltou, ainda, que as empresas já podem compensar a devolução do Imposto de Renda em débitos tributários da União. E acrescentou que essa análise de contas é feita pela contabilidade da empresa, e o controle da Receita depende de uma fiscalização externa.

Nenhum comentário: