17 abril 2010

DE QUEM É A INCOMPETÊNCIA E QUEM DEVE SER RESPONSABILIZADO PELA FALTA DE CUIDADO COM A SAÚDE PREVENTIVA DA POPULAÇÃO

MEU COMENTÁRIO:
Tenho sempre que necessário, me reportado aos desmandos das gestões públicas, principalmente quando se trata de saúde da população. Tenho também em matérias anteriores, alertado o governo do estado para a necessidade de intensificar e apoiar através da SESAP, as ações preventivas de combate às doenças endêmicas que não são poucas e que a maioria das pessoas que ficam doentes hoje é por doenças virais e parasitárias, infecto-contagiosa entre outras.
Para quem já viveu na pele como eu, quando tive a infelicidade de aceitar um convite para trabalhar na SESAP onde gerenciei programas, onde fui supervisor em outro contribuindo com o MS com relatórios mostrando a situação de determinados agravos, sabe o que está falando.
O estado não dá nenhum apoio aos técnicos para desenvolverem os programas e ainda, o apoio logístico que o MS manda como viaturas que chegam com documentos especificando essas viaturas para uso exclusivo em determinados programas, ainda são desviadas para fazerem vira beco em Natal e região metropolitana em outras situações, quando em Regionais, esses automóveis passam a serem quase que propriedade privada de seus diretores, com isso os técnicos não tem disponíveis em tempo necessário viaturas para deslocamentos em todo estado e com isso quem paga o preço é a população.
O mínimo que ainda é feito na saúde preventiva no estado, é por técnicos remanescentes da EX-FUNASA que com vontade e comprometimento faz acontecer.
Não tenho nenhuma dúvida de que nos próximos 10 anos, morrerá muita gente acometida de doenças endêmicas como:
Dengue, Leishmaniose (calazar), Raiva humana provocada por mordedura de cães e morcegos, Doença de Chagas considerada a doença dos pobres, onde os prefeitos da maioria dos municípios não dão a menor importância nem apoio para que essa população da zona rural seja assistida e por aí vai.
Já morreu muita gente nesse estado por Dengue, está morrendo muita gente sem ser por longevidade de vida com morte mal definida pela saúde pública e isso pode muito bem está atrelada a doença de Chagas, o Calazar é hoje uma realidade em nosso estado.
Enquanto isso entra ano e sai ano, entra governo e sai governo e milhões de dinheiro são gastos todo ano com praticamente os mesmos técnicos, em hotéis de luxo para capacitar o que já se capacitou nos anos anteriores, de que adianta tanta capacitação se o governo não assume a responsabilidade pelo verdadeiro implemento dessas ações!
Se Você viajar no sentido Caicó/Natal principalmente na segunda-feira, ou Mossoró/Natal, o que mais se encontra nas estradas são as viaturas das endemias com diretores e técnicos que semanalmente tem de justificarem suas diárias do mês na SESAP.
Mas tudo isso que estou colocando como notícia, deverá servir mais uma vez de alerta para que inocentes que precisam da saúde preventiva não continuem sendo vítimas do descaso e da omissão.
Com a palavra o Ministério Público.

Nenhum comentário: