20 abril 2010

PREVISÃO CLIMÁTICA É DE CHUVAS PARA O PRÓXIMO TRIMESTRE NO SETOR LESTE DO NORDESTE BRASILEIRO


Durante os dois dias de reunião os meteorologistas de todo o país analisaram e estudaram os modelos oceânicos e atmosféricos globais para traçarem a previsão para o próximo trimestre no setor Leste do Nordeste brasileiro.
Os modelos de previsão oceânica estão indicando um cenário de enfraquecimento do El Niño-Oscilação Sul (ENOS) e a permanência das temperaturas acima do normal no Oceano Atlântico Sul. Devido a esta configuração térmica dos oceanos as chuvas sobre o setor leste do nordeste deverão ficar de normal a acima da média, durante o período de maio a julho de 2010. As condições oceânicas sobre o Atlântico Sul configuram um padrão prognóstico favorável à ocorrência de chuvas isoladas intensas para o setor Leste do Nordeste durante o período.
A previsão de consenso elaborada durante a análise e previsão climática atribuiu os seguintes valores de probabilidades para as três categorias do Setor leste do Nordeste: 35% das chuvas devem ser acima da média, 40% normal e 25% abaixo da média. No semiárido as chuvas durante o trimestre - Maio, Junho e Julho - deverão seguir os padrões climatológicos. Nesta avaliação foram utilizados os modelos do INPE/CPTEC, FUNCEME, INMET, NCEP, NCAR, COLA e NASA, ECMWF, UKMET e Météo-France.
PREVISÃO PARA AS PROXIMAS 24H
Em quase todo estado o céu se apresentará nublado à parcialmente nublado com ocorrência de chuvas, variando de fortes a moderadas.
  • Litoral: Céu nublado a parcialmente nublado com chuvas - mín. 24°C e máx. 32°C
  • Agreste: Céu nublado a parcialmente nublado com chuvas - mín. 25°C e máx. 33°C
  • Vale do Assu: Céu nublado a parcialmente nublado com chuvas - mín. 22°C e máx. 34°C
  • Seridó: Céu nublado a parcialmente nublado com chuvas - mín. 24°C e máx. 34°C
  • Médio e Baixo Oeste: Céu nublado a parcialmente nublado com chuvas - mín. 24°C e máx. 34°C
  • Alto Oeste: Céu nublado a parcialmente nublado com chuvas - mín. 26°C e máx. 34°C

Fonte: Emparn

Nenhum comentário: