20 abril 2010

INGESTÃO DE CAFÉ APÓS O ALMOÇO PODE DIMINUIR RISCO DE DIABETES

Preto, amargo ou adoçado são muitas as variações para quem aprecia o café. Para alguns, a ingestão após o almoço é a mais saborosa. O que vem contribuir ainda mais para quem gosta da bebida é um estudo francês com participação da Universidade de São Paulo (USP), que encontrou indícios de que quem toma a bebida na hora do almoço apresenta menor risco de desenvolver diabetes tipo 2.
As quase setenta mil mulheres avaliadas, que tomavam um copo pequeno ou mais de café na refeição, tiveram um risco 34% menor de desenvolver a doença. O resultado só foi encontrado em café com ou sem açúcar, cafeinado ou não. Também foi indicado pelos pesquisadores que o risco de desenvolver a doença não diminuiu para quem tomava café fora do horário de almoço.
A pesquisa durou onze anos, e nesse período foram acompanhadas professoras francesas do ensino público entre 41 e 72 anos. Os pesquisadores estavam em busca de encontrar a relação entre dieta e doenças crônicas, como o câncer e diabetes tipo 2. No mundo, aproximadamente dezessete estudos mostraram que o café reduz o risco de desenvolver diabetes, mas a pesquisa foi pioneira ao demonstrar que o horário em que o café é consumido pode interferir no efeito.

Nenhum comentário: