08 abril 2010

MORTES PODEM PASSAR DE 300

Muitos familiares e amigos das vítimas do deslizamento de terra ocorrido nesta quarta-feira à noite no Morro do Bumba, em Viçoso Jardim, Zona Norte de Niterói, acompanharam ansiosamente o trabalho de buscas dos bombeiros e da Defesa Civil durante todo o dia desta quinta-feira. Até o às 20h de quinta-feira 10 corpos haviam sido retirados dos escombros. Segundo a Ampla, na área devastada, de cerca de 600 metros, existiam 94 residências cadastradas para receber eletricidade, o que permite estimar um número de mortos que pode passar de 300. Além disso, foram atingidas uma creche, uma igreja e uma pizzaria, segundo o secretário de Saúde e Defesa Civil do estado, Sérgio Côrtes, que acompanhou o trabalho de resgate na manhã de quinta-feira.
Entre os corpos resgatados, cinco são de mulheres, quatro de homens e um de criança. Desde o início das chuvas, o número de mortos em Niterói chega a 87. Logo após a tragédia, os próprios parentes e moradores das redondezas conseguiram retirar 56 pessoas com vida dos escombros. Elas foram levadas para hospitais da região ou para abrigos improvisados em escolas próximas ao local.
Moradores disseram também que esse não teria sido o primeiro deslizamento de terra na área. Relatos indicam que, mais cedo, teria ocorrido o primeiro deslizamento, de proporção bem menor e que bombeiros estariam trabalhando no local quando foram deslocados para outro chamado. De acordo com a voluntária Eliana Soares, de 53 anos e moradora de Niterói há 27 anos, ninguém esperava o segundo desabamento e uma retroescavadeira que era usada numa obra também está soterrada.

Nenhum comentário: