23 fevereiro 2010

NA CAPITAL FEDERAL O AEDES AEGYPTI JÁ FAZ 390 PESSOAS PORTADORAS DE DENGUE

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (DF) deslocaram hoje (23) 135 agentes para o Itapoã, cidade do Distrito Federal a cerca de 30 quilômetros de Brasília. Segundo a Anvisa, o objetivo da ação foi verificar se há criadouros do mosquito Aedes aegypti em todas as casas da cidade, onde 58 casos de dengue já foram confirmados.
A coordenadora de Vigilância Ambiental do Itapoã, Stephanie Valentin, aponta o descuido dos moradores como a principal causa do aumento no número de casos na região. “Há um mês estamos trabalhando. Já recolhemos muitos objetos que acumulam água e fizemos o tratamento em diversas casas, mas mesmo assim ainda encontramos larvas do mosquito.”
O agente sanitário Sevirino de Oliveira encontrou focos da dengue em uma caixa d'água aberta no quintal de uma casa em construção. No lote havia também garrafas de plástico propícias à proliferação do mosquito. Segundo Oliveira, nesta mesma rua, cinco pessoas estão com dengue.
Dilva Alvez, que mora perto de ferro-velho, está com a doença e não vai trabalhar há uma semana. “Acho que [o mosquito] veio do ferro-velho, porque oito pessoas na rua já estão com dengue.” Ela e outros moradores do local denunciaram o estabelecimento à Anvisa. Os agentes encontraram vários focos do mosquito no local.
O trabalho desses profissionais é grande: eles enfrentam o calor, muros, grades e cachorros, antes de conseguirem entrar nas casas para orientar a população e procurar focos do Aedes aegypti.
Até o final da semana passada, 1.425 casos da dengue foram notificados em todo o DF, dos quais 390 foram confirmados.

Nenhum comentário: