20 fevereiro 2010

CARNAVAL DE CAICÓ HOJE, NÃO É SÓ DA VONTADE DE GESTÃO E SIM, DO TURISMO BRASILEIRO

MEU COMENTÁRIO DA SEMANA:
Nas últimas postagens que fiz, estava lá em uma delas, a divulgação do carnaval de Caicó falando do seu início. Há pelo menos 14 anos brinco em Caicó com minha família, porque amo a cidade e por ter o melhor dos carnavais.
Hoje volto a falar do carnaval e gostaria muito apenas de expressar o meu pensamento nesse primeiro comentário da semana como faço habitualmente, mas prefiro traduzir o que ouvi do povo de Caicó, tanto nos dias de folia, quanto após, na quarta-feira de cinzas.
Muitas vezes temos de entender que a voz do povo é sempre a voz da razão, é assim se quisermos saber como está um determinado candidato, é assim quando acontece um fato que chama a atenção, de forma que o comentário do povo serve de pesquisa e dele devemos tirar proveito para buscar nossos acertos.
Tentarei resumir o tudo que ouvi no meu comentário esperando que sirva de crítica construtiva aos interessados em manter uma tradição que se consolida no cenário turístico brasileiro, o carnaval de Caicó. Digo isso, pois vi carros com placas de capitais de quase todo o nordeste, vi gente que deixou a terra do frevo Recife, para brincar o carnaval em Caicó por informações dentro do fluxo turístico.
Qual é a conclusão que podemos tirar? é que o carnaval de Caicó hoje, não é só da vontade de gestão e sim, do turismo brasileiro, do turista seja ele da cidade mais próxima de Caicó, até o mais distante, afinal todos são turistas e trazem lucros, contribuem para geração de mais emprego e de fonte de renda para a população local.
O turista não pede, nem pergunta ao gestor se pode entrar, ele chega se instala, brinca e gera renda ao município. Cabe ao poder público e isso é de obrigação do gestor, seja ele quem for ou de que partido for, organizar a cidade para o evento, ou terceirizando empresas para a estruturação. Que lição o povo nos dá! Aí vai alguns comentários que ouvi de pessoas de todas as classes onde me fiz de ouvinte apenas.
“Que se todos os eventos agora estão centrados na ilha, é preciso organizá-la de que forma: com maior padronização de quiosque dando prioridade primeira aos vendedores da cidade em detrimento de quem vem de fora de forma organizada e padronizada.
Que o governo do estado e o gestor municipal discutam antes o que vão gastar na estruturação e não se podem gastar, pois o turista vem, a não ser que por decreto, extinga o carnaval.
Que o Magão terceirize também com seu nome se mantendo e mantendo também a tradição do frevo o seu bloco, dando melhor condição ao folião de brincar, a final, o carnaval não é exclusividade do Magão.
Que tire o monte de carro de som do meio dos foliões e seja colocados dois trios de grande porte, um na frente e outro atrás, para que o folião brinque livre.
Que se isso não for feito, em pouco tempo o bloco Treme-Treme irá engolir o bloco do Magão e isso já começou a se vê nesse carnaval.
Que a gestão municipal entenda que o carnaval não é apenas na ilha, que esse ano o maior carnaval foi o de rua e, diga-se de passagem, um carnaval de 24hs do primeiro ao último dia. Que é necessário sob qualquer comentário, instalar banheiros químicos nos locais de maior concentração dos foliões, pois não há nenhuma justificativa de permanecer apenas os dois míseros barraquinhos por trás do Centro Administrativo e os banheiros da Biblioteca Pública. É preciso colocar uns 10 banheiros próximo ao Senador Guerra, outros na Av. Seridó e alguns no percurso dos blocos, para evitar não um desrespeito às famílias, mas pela necessidade e por não terem disponibilidade, fazerem suas necessidades no meio da rua.
Em fim, esses foram os comentários que ouvimos com muita freqüência e que são também os meus, afinal amamos Caicó e somos, como não, também um folião.”
Alguém ainda disse assim: “Magão não tem interesse de mudar nada para não gastar, pois recebe dinheiro da prefeitura e de outras fontes e gasta muito pouco, ficando empregado o ano todo” eu já não penso assim, mas afinal esse comentário fica por conta de quem falou que também não o conheço o autor.
O que deve ficar muito claro a todos, é que Caicó hoje é o terceiro maior carnaval do nordeste e o maior do estado, isso deve ser motivo de alegria para todos e de cumprometimento da gestão pública.

Nenhum comentário: